quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais elas devem ser usadas. 8° ANO

Causo
A senhora tabuleta

  Era uma holandês legítima. O fazendeiro trouxe, cheio d e pose, e apresentou aos retireiros.
  _ Meus amigos, esta é uma leiteira campeã de torneios. É a maior conquista do nosso plantel! Linhagem nobre! Nome de rainha! É a Queen Elizabeth of England and Scotland! Pra quem não souber falar vou escrever o nome aqui na tabuleta...
 E o fazendeiro escreveu: Quim Elizabeti ovi Inglandi endi Escotilandi! Pendurou a tabuleta no pescoço da vaca e deixou-a no curral.
  No dia seguinte, os retireiros chamavam carinhosamente a holandesa para a ordenha:
  _Tabuleta, vem cá tabuleta!

                                           Em:www.sitiodocaipira.com.br

Trabalhando o texto

1- Procure no dicionário o significado das palavras “retireiro e plantel”;

Retireiro – morador da fazenda, que lida com o gado.
Plantel – conjunto de animais de raça, de boa qualidade.

2- Observe no texto as duas maneiras pelas quais o fazendeiro se referiu ao nome da vaca. Por que o texto que o fazendeiro registrou na tabuleta está escrito de um jeito diferente do que consta no parágrafo anterior?

Porque ele imagina que os retireiros não conheçam a pronúncia da língua inglesa, por isso, registra o nome da vaca de uma maneira que ele acha  fácil de ser pronunciada e que, ao ser lida pelos retrireiros, provavelmente se aproxima um pouco mais da pronúncia em inglês.

3 -Por que os retireiros acabam chamando a vaca de tabuleta?

Porque, provavelmente, não tem nenhuma familiaridade com o idioma usado para o registro do nome da vaca na placa, o idioma inglês.

4 -O texto da tabuleta foi escrito na língua inglesa padrão? Explique.

Não. A frase está totalmente diferente do mencionado no parágrafo anterior, a forma como foram escritas as palavras é uma tentativa de imitação da pronúncia em inglês.

5- Qual é o sentido da palavra ”senhora” no título do texto?

E um tratamento que está de acordo com a maneira como o fazendeiro se referiu a vaca. Ele diz que é um animal de linhagem e que tem nome de rainha.

6- Qual a relação entre as personagens presentes no causo e o uso da língua?

Há uma estreita relação entre as personagens e o uso da língua; o causo traz uma problematização a respeito da influência da língua inglesa e da imagem caricata que se costuma fazer das pessoas que moram no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário