quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO -EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas) 8°ANO

CAUSOS E PERSONAGENS DO INTERIOR (Poema de Cordel)
                      Autor: Abdias Campos

Foi numa briga em família
Por causa de uma partilha
De terra á beira de um rio
Que Afrísio, o maioral
Foi parar no tribunal
E em volta do corrupio


O juiz se atrapalhou
E disse: você botou
No rio seu próprio teto?
E ele lhe respostou
Eu vou dizer ao senhor:
Pergunta de analfabeto


“Eu lhe meto na cadeia
Sujeito cabra da peia
Você está sob escolta”
E de cabeça erguida
Com uma voz espremida
Disse pro juiz: Mas solta


Tem um outro no Sertão
Que mesmo com precisão
Não dá o braço a torcer
Gosta é de contar vantagem
Modificando a imagem
Do que aparenta ter


Outro dia em sua casa
Com o fogo ainda em brasa
Após ter feito o almoço
Chegaram de supetão
Três amigos no oitão
E foi aquele alvoroço


Mandou os cabra apear
E pela cozinha entrar
Se sentar e se servir
Foi comida a vontade
Mesmo assim pela metade
Ele começou pedir:

Maria traz mais feijão!
De lá de dentro: “tem não!
Uma carninha? Acabou!
Um arrozinho? Não tem
Suspirou e disse: amém
Eu comi feito um doutor!


São histórias de valor
Desse almanaque folclórico
Dia a dia de um povo
Que deixa o legado histórico
A natureza matuta.

De um jeito categórico.
Chico de Dedez, eufórico
Recém-casado, pegou
Uma toalha limpinha
Tomou banho, se enxugou
Ao invés de estendê-la
Num canto qualquer jogou.

A esposa perguntou
Com aquele jeitinho manso
Por que num botou no sol?
Ele disse: Não alcanço!
Perguntas e respostas ditas
Sem existência de ranço.


Entendendo o poema

1- Quais são os causos que esse cordel apresenta?

Os causos contados são: 1- o do juiz /2-o do sertanejo que gosta de contar vantagem / 3- o do recém-casado.

2- A partir da leitura é possível deduzir quais os temas, geralmente tratados no cordel?

Em geral, o cordel trata de temas populares, do cotidiano. Também trata de temas políticos e de assuntos de interesse geral.

3- É possível perceber que no cordel há uma musicalidade e um ritmo. Quais são as características do texto que possibilitam esse ritmo e essa musicalidade?

As rimas e a forma de organizar os versos. No caso a métrica.

4- No texto lido, temos todos os elementos da narrativa. Em cada causo, podemos identificar um narrador, um espaço, um tempo e as personagens. Selecione um dos causos presentes no cordel e identifique:

a- Narrador/ Foco narrativo.
Todos têm foco narrativo na 3ª pessoa.

b- Personagens.
1-Juiz, Afrísio. / 2-Sertanejo, tem três amigos e Maria./ 3-Chico de Dedez e a  esposa.

c- Espaço.
Todos ocorrem em cidades do interior.

d- Tempo.
1- Alguns minutos. /2- tempo de um almoço. /3-Alguns minutos.

5- Identifique e transcreva a definição de causo dada, em forma de versos, pelo autor do cordel.
A definição está na 7ª e 8ª estrofes do cordel: “São histórias de valor...De um jeito categórico.”


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