Considere o texto a seguir para responder aos itens de 1
a 10.
Muito
prazer, eu sou Luana!
Você já conhece
a Luana? Se não conhece, vamos apresentá-la. Mas se já conhece, vamos
relembrar: Luana é uma menina de 8 anos, que adora a capoeira e vive num
remanescente de quilombo chamado Cafindé; é filha do mestre de capoeira
Calça-Larga e da Nena, neta de vovó Josefa; ela tem um irmãozinho de 6 anos,
chamado Luisinho, que vive perguntando o porquê de tudo.
Um dia, durante
um temporal, um raio caiu bem na corda de seu berimbau, que se tornou mágico.
Quando ela tem a necessidade e um grande desejo de conhecer um fato ou uma
pessoa, é só tocar o berimbau, que a leva a uma viagem, sempre repleta de
aventuras.
Morro
acima, de berimbau na mão, Luana e a avó vão na direção daquela árvore de
tronco largo e galhos pelados e retorcidos.
- Vem, minha
filhinha! Sente-se aqui ao pé do baobá.
A árvore é muito alta e larga. Tem casca
grossa e áspera. Parece morta, mas está bem viva.
- Conta, vovó! Conta a nossa história.
- Não, filhinha! Não sou eu quem vai contá-la.
É seu berimbau. Toque!
Sem entender o que a avó está dizendo, a
menina ajeita o instrumento e inicia o toque mágico:
Derendém... derendém... derendém...
derendém... derendéééém...
Um toque,
dois, três e... TOIMMMMM...
Imediatamente um zunido invade o ar...
Dzummmmm... dzummmmm... dzummmmm...
Lá vem o redemoinho que sempre leva Luana para
suas viagens no tempo e no espaço... Com ele, o canto de sempre, ao som de
muitas vozes:
EH!
VOLTA NO MUNDO, CAMARÁ! EH, EH!
MUNDO
DÁ VOLTA, CAMARÁ!
Ela fecha os olhos, quase por instinto. Ao
abri-los bem devagar, assim que o redemoinho termina, não consegue conter um “
Oh!”.
(Macedo, Aroldo- Luana e as
asas da liberdade, Oswaldo Faustino: ilustrações Mig. – 1. Ed. – São Paulo:
FTD, 2010) PORTUGUÊS
1.
baobá-árvore nativa do continente africano, também chamada
embondeiro em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Considerada símbolo nacional
em países como Senegal e Madagascar, dizem que pode viver até seis mil anos e a
seiva guardada por seu tronco mata a sede das populações, em tempos de seca.
2.
berimbau-instrumento de percussão, de origem africana com o qual
se acompanha a capoeira.
3.
camará -compadre, colega de capoeira, companheiro, parceiro de
jogo.
4.
capoeira-jogo acrobático constituído por movimento(pernada).
5.
quilombo-povoação de escravos, onde habitavam também brancos,
pobres e indígenas. Tinham suas próprias leis e muitos eram fortificados para
proteger os quilombolas de ataques.
6.
redemoinho -movimento em círculo causado pelo cruzamento
de vento contrário.
7.
remanescente-o que restou, sobrou.
1.
Acerca do texto, é correto afirmar que a personagem Luana
I- tem necessidade de conversar com a avó, pois se sente
muito solitária.
II- aproveita a companhia da avó para questionar algo
sobre o passado do seu povo.
III- obedece ao pedido da avó sem questionar o assunto
abordado.
IV- confia em seu instrumento musical para solucionar o
que foi pedido pela avó.
V- faz uma viagem programada anteriormente pela avó.
(A) Somente I e III estão corretas.
(B) Somente I e V estão corretas .
(C) Somente II e IV estão corretas.
(D) Somente III e IV estão corretas.
(E) Somente II, III e V estão corretas.
2.
Leia as afirmativas abaixo e identifique as que traduzem pedido ou ordem.
I- “- Vem, minha filhinha! Sente-se aqui ao pé do baobá.”
II- “A árvore é muito alta e larga.”
III- “- Conta, vovó! Conta a nossa história.”
IV- “- Não, filhinha! Não sou eu quem vai contá-la. É seu
berimbau.”
V- “... Toque!” VI- “Imediatamente um zunido invade o
ar...”
(A) Somente I, II e III estão corretas.
(A) Somente I, II e III estão corretas.
(B) Somente II, III e IV estão corretas.
(C) Somente I, III e V estão corretas.
(D) Somente III, IV e VI estão corretas.
(E) Somente II, IV e VI estão corretas.
O
trecho abaixo refere-se aos itens 3 e 4.
“Ela fecha os olhos, quase por instinto. Ao abri-los bem
devagar, assim que o redemoinho termina, não consegue conter um ‘Oh!’”
3. A
interjeição “Oh!” foi expressa por Luana, porque ela
(A) se surpreende com algo.
(B) tem medo do redemoinho.
(C) acredita que o redemoinho não tem mais a magia de
levá-la para outras viagens.
(D) precisa mudar de comportamento, pois outras vozes
estão lhe incomodando.
(E) volta a fechar os olhos, pois não consegue enxergar
por causa da passagem do redemoinho.
4.
Em: “Ela fecha os olhos, quase por
instinto.”, a expressão destacada
significa que ela fecha os olhos
(A) todos os dias, no mesmo horário.
(B) quando está afobada.
(C) em situações difíceis.
(D) sem perceber, ou seja, involuntariamente.
(E) sempre que acontece este fato.
5. No trecho: “- Não, filhinha! Não sou eu quem vai
contá-la. É seu berimbau. Toque!” O
pronome destacado “-la” refere-se a
(A) vovó, porque é personagem secundária do texto.
(B) história, pois corresponde ao passado de ambas.RECONHECER A ORGANIZAÇÃO TEMÁTICA DE UM
(C) árvore descrita no quinto parágrafo.
(D)filhinha, indicando um chamamento carinhoso da sua
vozinha.
(E) casca grossa, pois identifica o tipo do tronco da
árvore.
6. A
respeito dos cinco primeiros parágrafos do texto, constatamos que o
I- primeiro faz uma apresentação de Luana, seguindo da
apresentação de outros membros da família.
II- segundo narra um temporal que aconteceu quando Luana
brincava durante uma viagem na época das férias.
III- terceiro sinaliza o percurso que Luana fazia
juntamente com a sua avó para um local conhecido.
IV- quarto faz um pedido para uma situação desconhecida.
V- quinto descreve
o baobá, sinalizando uma ideia contrária com antônimos
correspondentes.
(A) Somente I, II e III estão corretas.
(B) Somente II e III estão corretas.
(C) Somente III, IV e V estão corretas.
(D) Somente I, III e V estão corretas.
(E) Somente II e IV estão corretas.
7.
Nas frases:
I- “- Vem, minha filhinha! Sente-se aqui ao pé do baobá.”
II- “- Conta, vovó! Conta a nossa história.” Em relação à
pontuação, constatamos que em
(A) I, a exclamação foi colocada para identificar surpresa.
(A) I, a exclamação foi colocada para identificar surpresa.
(B) II, as aspas foram colocadas para identificar o modo
imperativo.
(C) I, assim como em II, os travessões foram empregados
para identificar a fala das personagens.
(D) I e II, as vírgulas foram colocadas para separar
orações.
(E) ambas as frases, os travessões foram empregados para
justificar a descrição feita pelo narrador.
8.
Sobre o trecho: “Um dia, durante um temporal, um raio caiu bem na corda de seu
berimbau, que se tornou mágico.”, em referência à palavra “bem”, a frase que
corresponde ao mesmo sentido está na alternativa:
(A) O homem falava bem devagar.
(B) Apreciamos na vida um bem valioso: a saúde.
(C) Saí bem cedo de casa para o colégio.
(D) A prova está bem fácil.
(E) O médico constatou bem o local da doença.
9.
Você percebeu que o texto 1, quanto à tipologia, é classificado como uma narração.
Na narração, identificamos que existem elementos essenciais. Agora, é com você!
Identifique, respectivamente, os elementos corretos para cada frase retirada do
texto.
I- “Um dia, durante um temporal,...” / “Quando ela tem a
necessidade...” (tempo e tempo.)
II- “Morro acima, de berimbau na mão, ...” / Luana e a
avó...( espaço e personagens.)
III- “Sem entender o que a avó está dizendo,... / “... a
menina ajeita o instrumento e inicia o toque mágico:...”(fato e local.)
IV- “Derendém... derendém...” / “ Um toque, dois,
três...” (personagens e espaço.)
(A) Somente I e II estão corretas.
(B) Somente II e III estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I e III estão corretas.
(E) Somente II e IV estão corretas.
10.
Em: “Quando ela tem a necessidade e um grande desejo de conhecer um fato ou uma
pessoa, é só tocar o berimbau, que a leva a uma viagem, sempre repleta de
aventuras.”, a palavra repleta, dentro da
imaginação da menina, significa que a viagem era
(A) bastante significativa, porém não atendia às suas
expectativas.
(B) completa, porque fazia parte do seu mundo e do da sua
avó.
(C) satisfatória, pois em todos os momentos de aflição
Luana era parcialmente atendida.
(D) emocionante, porque atendia aos desejos a que Luana
aspirava.
(E) muito prazerosa, entretanto colocava em risco a vida
da menina.
GABARITO
1D/ 2C/ 3A/ 4D/ 5B/ 6D/ 7C/ 8E/ 9A/ 10D
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