terça-feira, 24 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO(EF69LP53 C) Ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.)- 9° ANO

TEXTO
 Elegia
Ganhei (perdi) meu dia.
E baixa a coisa fria
Também chamada noite, e o frio ao frio
em bruma se entrelaça, num suspiro.
E me pergunto e me respiro
na fuga deste dia que era mil
para mim que esperava
os grandes sóis violentos, me sentia
tão rico deste dia
e lá se foi secreto, ao serro frio (...)
                                               Carlos Drummond de Andrade

1. Dos versos, podemos entender que:

a) O poeta sente tristeza ao chegar da noite negra e fria.
b) O poeta exprime um sentimento de calma, ao cair de uma noite de inverno.
c) O poeta sente-se satisfeito por mais um dia longo de inverno, e lembra-se com saudade dos dias quentes e alegres do verão.
d) O poeta está sentindo que está próximo ao fim da vida e faz um retrospecto agoniante, confrontando o muito que espera e o nada que tem nas mãos.
e) O poeta sente-se tão perdido que não se importa nem com os dias de sol, nem com as noites frias.


2. Associe as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. O Marcelo foi meu professor. (  ) O artigo denota valor aproximado.
2. Havia umas 10 pessoas na festa. (  ) O artigo denota intimidade.
3. O cantar do galo me despertou. (  ) O artigo substantiva a palavra que antes era verbo.
a) 1-2-3
b) 3-1-2
c) 2-3-1
d) 1-3-2
e) 2-1-3

3. Marque a alternativa correta quanto à concordância verbal:
a) Qual de vós vão acertar?
b) Nenhum de nós falaremos.
c) Meu óculos sumiu.
d) Mais de um aluno acertaram a questão.
e) Grande parte dos alunos fez boa prova.


4. “ Os conflitos de guerra marcaram a infância de Charles Opiro, 15, e de Lina Akello, 17. Eles tiveram de pegar em armas, ver amigos morrerem e passar fome em seu país, Uganda. Brincar não era coisa para crianças-soldados.” (ROMEU, Gabriela. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 abr.2001. Folhinha, p.4-6. Fornecido pela Folhapress.) Sobre os verbos destacados, podemos afirmar que:

a) Estão conjugados no presente do indicativo.
b) Estão apresentados na forma nominal do infinitivo.
c) Estão conjugados no pretérito perfeito do indicativo.
d) Estão apresentados na forma nominal do particípio.
e) Estão apresentados no pretérito imperfeito do indicativo.

(FUNCEFET)


GABARITO

1A/2E/3E/4B

Nenhum comentário:

Postar um comentário