quarta-feira, 6 de maio de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - COM PRONOMES - 6° ANO

ATIVIDADES COM PRONOMES- 6° ANO

EXERCÍCIOS COM PRONOMES

1 – Substitua o sujeito das frases por um pronome pessoal do caso reto.
a – A professora pediu o caderno de redação para corrigir.
b – Minha amiga e eu perdemos a primeira aula.
c – Meu colega chorou hoje à tarde.
d – Minha cunhada e a tia dela foram à igreja ontem.
e – João e Antônio não são mais sócios.

2 – Substitua o pronome pessoal pelo pronome oblíquo adequado.
a - Encontrei minha mãe na praça.
b - Encostei minha cabeça no ombro de minha avô.
c - Peguei minha bicicleta no conserto hoje.
d - Eu joguei o lixo fora.

3 – Use os pronomes abaixo para completar as frase abaixo.
Comigo -  me – nos – mim
a – Ela escolheu as flores para........
b – Ele pretende ir ao supermercado.......
c – Foi você quem.....contou a história certa.
d– Você preferiu advertir -..... em vez de seguir com a acusação.

4 – Complete com pronomes indefinidos.
a - ...... passa nesse tipo de concurso.
b - ......aconteceu de importante na semana passada.
c - ......sabe explicar como aconteceu o acidente.
d- Há .....mal nisso?

5 – complete as frases com os seguintes pronomes demonstrativos.
Este, aquele, o, a, esta
A - ........jornal que estou recortando é tão interessante!
B – Tenho muito .... que fazer.
C – Eu sou .....que sempre te ajuda.
D - .......garoto que foi embora se parece com ..... da revista.

GABARITO
1 – ela, nós, ele, ela ,eles
2 – encontrei – a, encostei – a, peguei – a, joguei – o
3 – mim, comigo, me, nos
4 –  Ninguém, nada, ninguém, algum
5 – este, o, a, aquele, este

13 comentários: