A correnteza do rio
vai levando aquela flor
O meu bem já está dormindo
zombando do meu amor
zombando do meu amor
O meu bem já está dormindo
zombando do meu amor
zombando do meu amor
Na barranceira do
rio o ingá se debruçou
E a fruta que era madura
a correnteza levou
a correnteza levou
a correnteza levou, ah
E a fruta que era madura
a correnteza levou
a correnteza levou
a correnteza levou, ah
E choveu uma semana
e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
Depois da chuva passada céu azul se apresentou
Lá na beira da estrada vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
Depois da chuva passada céu azul se apresentou
Lá na beira da estrada vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
Ôu dandá, ôu dandá,
ôu dandá, ôu dandá
E choveu uma semana
e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
A correnteza do rio
vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor
Sonhando com nosso amor
Sonhando...
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor
Sonhando com nosso amor
Sonhando...
Ôu dandá ...
Trabalhando com o texto
1- Releia os versos 1,2,3 e 4 da canção,
localize os verbos indicadores de ação que ainda estão acontecendo.
Transcreva-os.
Levando, dormindo, zombando.
2- Ao narrar os acontecimentos, o
eu-poético continua a utilizar outros verbos que indicam uma ação incompleta ou
prolongada. Quais são eles?
Vindo, levando, sorrindo, sonhando.
3- O que há em comum entre os verbos
que indicam ação incompleta ou prolongada?
As terminações -ando e –indo.
4- Ao relatar as ações, o eu-poético
constrói um texto que se parece mais com uma foto ou com um desenrolar de um
filme? Por que?
As ações narradas pelo eu-poético se
parecem mais com o desenrolar de um filme, pois há uma sequência de imagens e
ações ocorrendo continuamente.
5- Na canção observamos repetições de
versos e expressões.
Qual é o efeito dessas repetições ao longo do
texto?
Indicar fatos e ações que vão ocorrendo,
destacando algumas ações recorrentes.
6- Marque a alternativa correta.
Pensando sobre as repetições e o uso de verbos que dão ideia de prolongamento
da ação, podemos afirmar que:
A) As repetições nunca devem ser
usadas, mesmo que se tenha uma intenção poética.
B) A repetição deixa os textos
cansativos e, em hipótese alguma, deve ser usada.
C) O uso da repetição e dos verbos
com ideia de prolongamento da ação indicam um fato totalmente concluído.
D) No texto, a ideia de movimento se
torna mais i, deixando a canção ainda mais emotiva.
Resposta
D
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