quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA- EF69LP48 X) Reconhecer e Interpretar, em poemas, efeitosEF69LP48 X) Reconhecer e Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc produzidos pelo uso de recursos ETC- 8° ANO

Correnteza
Tom Jobim

A correnteza do rio vai levando aquela flor
O meu bem já está dormindo
zombando do meu amor
zombando do meu amor
Na barranceira do rio o ingá se debruçou
E a fruta que era madura
a correnteza levou
a correnteza levou
a correnteza levou, ah
E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
Depois da chuva passada céu azul se apresentou
Lá na beira da estrada vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
vem vindo o meu amor
Ôu dandá, ôu dandá, ôu dandá, ôu dandá
E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
A correnteza do rio vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor
Sonhando com nosso amor
Sonhando...

Ôu dandá ...

Trabalhando com o texto

1- Releia os versos 1,2,3 e 4 da canção, localize os verbos indicadores de ação que ainda estão acontecendo. Transcreva-os.

Levando, dormindo, zombando.

2- Ao narrar os acontecimentos, o eu-poético continua a utilizar outros verbos que indicam uma ação incompleta ou prolongada. Quais são eles?

Vindo, levando, sorrindo, sonhando.

3- O que há em comum entre os verbos que indicam ação incompleta ou prolongada?

As terminações -ando e –indo.

4- Ao relatar as ações, o eu-poético constrói um texto que se parece mais com uma foto ou com um desenrolar de um filme? Por que?

As ações narradas pelo eu-poético se parecem mais com o desenrolar de um filme, pois há uma sequência de imagens e ações ocorrendo continuamente.

5- Na canção observamos repetições de versos e expressões.
 Qual é o efeito dessas repetições ao longo do texto?

Indicar fatos e ações que vão ocorrendo, destacando algumas ações recorrentes.

6- Marque a alternativa correta. Pensando sobre as repetições e o uso de verbos que dão ideia de prolongamento da ação, podemos afirmar que:

A) As repetições nunca devem ser usadas, mesmo que se tenha uma intenção poética.
B) A repetição deixa os textos cansativos e, em hipótese alguma, deve ser usada.
C) O uso da repetição e dos verbos com ideia de prolongamento da ação indicam um fato totalmente concluído.
D) No texto, a ideia de movimento se torna mais i, deixando a canção ainda mais emotiva.

 Resposta D

Nenhum comentário:

Postar um comentário