terça-feira, 17 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA -(EF08LP08X) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa, passiva e reflexiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito 8° ANO

PORTUGUÊS
1. Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta.

  A criação do pneu A borracha cheia de ar comprimido tornou o carro possível. E o avião também (não tente poupar o seu sem pneus no trem de pouso). Mas a estreia dela foi na bicicleta. John Dunlop, o escocês que criou o pneu, instalou os primeiros da história na bicicleta do filho, em 1887, porque a trepidação das rodas de madeira deixava o garotinho com dor de cabeça. (Superinteressante, nº 288.)

a) O primeiro parágrafo contém 3 orações e 4 períodos.
b) O primeiro parágrafo contém apenas 2 períodos.
c) O segundo parágrafo possui 3 verbos (portanto, 3 frases verbais) em apenas um período, o qual deve ser classificado como composto.
d) O segundo parágrafo possui 3 orações, sendo cada uma delas em um período. Portanto, cada período, por conter apenas 1 oração, deve ser classificado como simples.
e) Ambos os parágrafos são formados apenas por períodos compostos.

2. (EEM –SP) Assinale a alternativa correta após leitura e análise do trecho a seguir. 

“Assim é que, se um homem de Estado escrever e publicar as suas memórias, tão sem escrúpulo, que lhes não falte nada, nem confissões, amores particularíssimos e inconfessáveis, verá que escândalo levanta o livro. [...] Mas deixai pingar os anos na cuba de um século. Cheio o século, passa o livro a documento histórico, psicológico, anedótico”. (Machado de Assis)

a) O sujeito dos verbos escrever e publicar é “um homem de Estado”.
b) O verbo levantar forma oração com sujeito inexistente.
c) O sujeito do verbo pingar é oculto ou desinencial (tu).
d) O núcleo do sujeito dos verbos escrever e publicar é “Estado”.
e) O sujeito do verbo passar é o século.

3. Assinale a alternativa que contém erro na classificação do sujeito.
a) “[...] antes que os guichês e portarias fossem fechados.” (sujeito composto).
b) “[...] como bicho enorme ao qual tivessem cortado as pernas.” (oração sem sujeito).
c) “Fazia então um sol redondo e cheio [...]” (oração sem sujeito).
d) “Inventaram outro nome enrolado [...]” (sujeito indeterminado).
e) “[...] e dentro dela havia o peso da responsabilidade [...] “ (oração sem sujeito).

4. Quanto à oração “Duas rãs eram vizinhas”, assinale a alternativa correta.
a) O sujeito é simples (rãs), sendo o núcleo o numeral Duas.
b) O sujeito é composto, pois o verbo ser encontra-se conjugado na 3ª pessoa do plural.
c) O predicado é nominal (eram vizinhas), sendo ser o verbo de ligação e vizinhas, o predicativo do sujeito.
d) O predicado eram vizinhas é verbal, sendo o sujeito oculto (Elas, as duas rãs).
e) O predicado é nominal (eram vizinhas), mas o verbo ser, em hipótese alguma, pode ser classificado como de ligação.

5. Leia o texto a seguir.
  Enquanto toma seu café da manhã numa padaria, um homem observa um sujeito que pinta um muro do outro lado da rua. Ele nota que o pintor faz seu trabalho cada vez mais rápido e queria saber o___________ dessa pressa. Pintava de qualquer maneira ____________? Ao terminar sua refeição, o homem, curioso, vai conversar com o pintor: — ____________ você está pintando o muro cada vez mais rápido? — ____________ a lata de tinta está no fim, tenho que pintar o muro antes que ela acabe! Entendeu ___________ tenho que ser ligeiro? (Gabriel Barazal. Piadas para rachar o bico – Proibido para adultos. São Paulo: Fundamento, 2010, p.31.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto de Gabriel Barazal.
a) porque – por quê – Por que – Por quê – por que.
b) porquê – por quê – Por que – Porquê – por que.
c) por quê – porquê – Porque – Por que – por quê.
d) porquê – por que – Por que – Porque – porque.
e) porquê – por quê – Por que – Porque – por que.

                                                   Colégio Puríssimo




GABARITO


1C/ 2A/ 3B/ 4C/ 5E

Nenhum comentário:

Postar um comentário