PORTUGUÊS
1. Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa
correta.
A criação do pneu
A borracha cheia de ar comprimido tornou o carro possível. E o avião também
(não tente poupar o seu sem pneus no trem de pouso). Mas a estreia dela foi na
bicicleta. John Dunlop, o escocês que criou o pneu, instalou os primeiros da
história na bicicleta do filho, em 1887, porque a trepidação das rodas de
madeira deixava o garotinho com dor de cabeça. (Superinteressante, nº 288.)
a) O primeiro parágrafo contém 3 orações e 4 períodos.
b) O primeiro parágrafo contém apenas 2 períodos.
c) O segundo parágrafo possui 3 verbos (portanto, 3
frases verbais) em apenas um período, o qual deve ser classificado como
composto.
d) O segundo parágrafo possui 3 orações, sendo cada uma
delas em um período. Portanto, cada período, por conter apenas 1 oração, deve
ser classificado como simples.
e) Ambos os parágrafos são formados apenas por períodos
compostos.
2. (EEM –SP) Assinale a alternativa correta após leitura
e análise do trecho a seguir.
“Assim é que, se um homem de Estado escrever e
publicar as suas memórias, tão sem escrúpulo, que lhes não falte nada, nem
confissões, amores particularíssimos e inconfessáveis, verá que escândalo
levanta o livro. [...] Mas deixai pingar os anos na cuba de um século. Cheio o
século, passa o livro a documento histórico, psicológico, anedótico”. (Machado
de Assis)
a) O sujeito dos verbos escrever e publicar é “um homem
de Estado”.
b) O verbo levantar forma oração com sujeito inexistente.
c) O sujeito do verbo pingar é oculto ou desinencial
(tu).
d) O núcleo do sujeito dos verbos escrever e publicar é
“Estado”.
e) O sujeito do verbo passar é o século.
3. Assinale a alternativa que contém erro na
classificação do sujeito.
a) “[...] antes que os guichês e portarias fossem
fechados.” (sujeito composto).
b) “[...] como bicho enorme ao qual tivessem cortado as
pernas.” (oração sem sujeito).
c) “Fazia então um sol redondo e cheio [...]” (oração sem
sujeito).
d) “Inventaram outro nome enrolado [...]” (sujeito
indeterminado).
e) “[...] e dentro dela havia o peso da responsabilidade
[...] “ (oração sem sujeito).
4. Quanto à oração “Duas rãs eram vizinhas”, assinale a
alternativa correta.
a) O sujeito é simples (rãs), sendo o núcleo o numeral
Duas.
b) O sujeito é composto, pois o verbo ser encontra-se
conjugado na 3ª pessoa do plural.
c) O predicado é nominal (eram vizinhas), sendo ser o
verbo de ligação e vizinhas, o predicativo do sujeito.
d) O predicado eram vizinhas é verbal, sendo o sujeito
oculto (Elas, as duas rãs).
e) O predicado é nominal (eram vizinhas), mas o verbo
ser, em hipótese alguma, pode ser classificado como de ligação.
5. Leia o texto a seguir.
Enquanto toma seu
café da manhã numa padaria, um homem observa um sujeito que pinta um muro do
outro lado da rua. Ele nota que o pintor faz seu trabalho cada vez mais rápido
e queria saber o___________ dessa pressa. Pintava de qualquer maneira
____________? Ao terminar sua refeição, o homem, curioso, vai conversar com o
pintor: — ____________ você está pintando o muro cada vez mais rápido? —
____________ a lata de tinta está no fim, tenho que pintar o muro antes que ela
acabe! Entendeu ___________ tenho que ser ligeiro? (Gabriel Barazal. Piadas
para rachar o bico – Proibido para adultos. São Paulo: Fundamento, 2010, p.31.)
Assinale a alternativa que
preenche corretamente as lacunas do texto de Gabriel Barazal.
a) porque – por quê – Por
que – Por quê – por que.
b) porquê – por quê – Por
que – Porquê – por que.
c) por quê – porquê – Porque
– Por que – por quê.
d) porquê – por que – Por
que – Porque – porque.
e) porquê – por quê – Por
que – Porque – por que.
Colégio Puríssimo
GABARITO
1C/ 2A/ 3B/ 4C/ 5E
Nenhum comentário:
Postar um comentário