quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA- EF69LP47 B) Identificar o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo - 7° ANO

Na aula da minha mãe, nada de bagunça

 Nunca entendi por que há quem não goste de ter aula com a própria mãe. No meu caso, a experiência foi muito bacana. Lembro-me até hoje de um dia em que ela apagou as luzes da sala e narrou para nós, então na quinta série, os rituais de mumificação do antigo Egito. Deu calafrio em todo mundo, e fiquei com o maior orgulho quando meus colegas disseram ter adorado a aula. O chato era quando ela dava bronca nos meus amigos e eu ficava preocupado, com medo de alguém não gostar dela. Prestava atenção na sala, enquanto ela falava, tentando decifrar os rostos atentos. Para mim, qualquer risadinha era uma ofensa pessoal. Cobrar que meus colegas respeitassem minha mãe acabou me ensinando desde cedo a respeitar os outros professores. Poderiam ser meus pais... Ser filho de professor, ainda mais na pré-adolescência, foi também uma maneira de estar por dentro das coisas. Os outros professores às vezes jantavam em casa e eu ficava sabendo, de um jeito ou de outro, das histórias dos bastidores da escola. Eu me sentia especial. Não tinha um funcionário que não me conhecesse, no colégio. O duro foi me acostumar a ser só mais um aluno, quando entrei na faculdade! No mercado de trabalho, então...
                                                            http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1008200913.htm


COM BASE NO TEXTO ACIMA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 10.

 01. O autor
(A) defende o comportamento dos estudantes bagunceiros.
(B) tem orgulho de sua experiência como filho de professora. X
(C) critica os funcionários de escola que tratam os filhos de professores de forma diferente.
(D) mostra que a experiência de ser aluno dos pais pode trazer consequências negativas para a vida adulta.

02. Ter sido aluno da própria mãe foi essencial para que o autor aprendesse a 
(A) respeitar os professores de modo geral.
(B) não ser apenas mais um aluno entre os demais.
(C) valorizar o relacionamento com os funcionários.  X
(D) obter informações sobre os bastidores da vida da escola.

03. O enunciado em que o autor cita uma desvantagem em relação à experiência narrada é
(A) “Deu calafrio em todo mundo, e fiquei com o maior orgulho quando meus colegas disseram ter adorado a aula”.
(B) “Ser filho de professor, ainda mais na pré-adolescência, foi também uma maneira de estar por dentro das coisas”.
(C) “O chato era quando ela dava bronca nos meus amigos e eu ficava preocupado, com medo de alguém não gostar dela”. X
(D) “Os outros professores às vezes jantavam em casa, e eu ficava sabendo, de um jeito ou de outro, das histórias dos bastidores da escola”.

 04. Em “Prestava atenção na sala, enquanto ela falava, tentando decifrar os rostos atentos”, a palavra “atentos” significa
(A) inseguros.
(B) relaxados.
(C) cuidadosos.
(D) concentrados.   X

05. Releia o enunciado abaixo: “O duro foi me acostumar a ser só mais um aluno, quando entrei na faculdade! No mercado de trabalho, então...” A frase que poderia substituir as reticências, sem prejuízo do sentido, é
(A) foi menos difícil ser apenas mais um entre tantos.
(B) foi ainda mais difícil ser apenas mais um entre tantos. X
(C) foi muito fácil ser só um desconhecido entre tantos outros.
(D) foi mais simples ser um desconhecido entre tantos outros.

06. Em “No meu caso, a experiência foi muito bacana”, a palavra “bacana” tem a função sintática de
(A) sujeito.
(B) objeto direto.
(C) predicativo do sujeito.
(D) complemento nominal. X

07. A única palavra que não apresenta dígrafo é
(A) “orgulho”.
(B) “alguém”.
(C) “calafrio”. X
(D) “risadinha”.

08. Em relação ao sistema ortográfico do português, é incorreto afirmar que
(A) há um hiato na palavra “rituais”.
(B) na palavra “risadinha” a letra s representa o fonema /z/.  
(C) a divisão silábica da palavra “preocupado” é preo-cu-pa-do. X
(D) as palavras “própria”, “série” e “colégio” são acentuadas pela mesma razão.

09. Em “Eu me sentia especial. Não tinha um funcionário que não me conhecesse, no colégio”, as palavras sublinhadas são, respectivamente,
(A) verbo, substantivo, advérbio.
(B) adjetivo, substantivo, advérbio. X
(C) advérbio, substantivo, advérbio.
(D) substantivo, substantivo, pronome.

10. No enunciado “Cobrar que meus colegas respeitassem minha mãe acabou me ensinando desde cedo a respeitar os outros professores”, a palavra destacada não recebeu o sinal indicativo de crase porque
(A) não é uma preposição.
(B) a palavra seguinte é um verbo. 
(C) só ocorre crase diante de palavra feminina. X
(D) está subentendida a expressão “à moda de”.
Calcule Mais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário