quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - -(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos 6° ANO

LEIA O TEXTO 1
PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 04.

 MEU AMIGO DE INFÂNCIA

“Aos treze anos da minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão, e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa corre-lhe do caule ferido. Na ponta dos ramos mais altos abotoam os primeiros cachos de flores miúdas e arroxeadas como pequeninas unhas de crianças com frio. — Adeus, meu cajueiro! Até a volta! Ele não diz nada, e eu me vou embora. Da esquina da rua, olho ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde agitado em despedida.” Da esquina da rua, olho ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde agitado em despedida. (CAMPOS, Humberto de. Memórias 1886-1900. Rio de Janeiro, 1933)


01. A frase que revela quem é o amigo do narrador é
(A) Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus.
(B) A resina transparente e cheirosa corre-lhe do caule ferido.
(C) Aos treze anos de minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu.
(D) Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito.

02. A separação dos amigos aconteceu porque
(A) o menino sabia que aquele cajueiro ia ser cortado em breve.
(B) o menino ia morar em outra cidade e não poderia levar o amigo.
(C) o cajueiro estava muito velho e cheio de doenças.
(D) os pais do menino se mudaram para outra casa, em outro bairro.

03. Quem conta essa história é
(A) um homem saudoso de sua infância.
(B) um menino de treze anos, no dia de sua partida.
(C) a mãe do menino, que ficou cuidando do cajueiro.
(D) um amigo de infância do menino que viajou.

04. O TEXTO 1 conta a história
(A) da viagem do menino e do local para onde vai.
(B) das árvores que são capazes de mostrar sentimento.
(C) de uma árvore importante para as crianças.
(D) da amizade de um menino por uma árvore.

LEIA O TEXTO 2 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 05 A 10.

  O cajueiro é uma árvore encontrada no norte e nordeste do Brasil. Muitos pensam que o fruto do cajueiro é a polpa macia e colorida, que pode ser consumida fresca. Mas o fruto do cajueiro é a castanha. A polpa serve para ligar a castanha à árvore, e é usada na fabricação de compotas, geleias, passas, suco e licores. Seu bagaço serve de ração para animais. A casca da castanha fornece um líquido utilizado na indústria química e também na fabricação de carros. O tronco do cajueiro produz uma resina amarela, conhecida por goma do cajueiro. Ela pode substituir a goma arábica, e é usada na indústria do papel e na fabricação de remédios. Sua madeira rosada é durável e muito apreciada e, quando reduzida a cinzas, pode ser usada para a limpeza dos dentes. A casca da árvore serve para curar doenças de origem nervosa e estresse. Com a casca também se produz um xarope para a tosse. O suco dos brotos é usado como chá nos casos de cólicas intestinais. É também remédio contra vermes, cicatrizante de verrugas, calos e feridas de pele. E, por fim, o suco do caju combate os resfriados e a gripe, pois é rico em vitamina C. (Texto adaptado de: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1738653-cajú-uso-medicinal/ e de https://mail.google.com/mail/?zx=qfgm8bn338e1&shva=1#inbox/1250a6706a388120) 05.

5.Na palavra suco pronunciamos a letra “c” como na palavra
(A) cinzas
(B) centros
(C) chá
(D) caju

06. As palavras estão em ordem alfabética em
(A) brotos, verrugas, tosse
(B) caju, gripe, resfriado
(C) ração, geléia, xarope
(D) casca, suco, passas

07. A divisão em sílabas da palavra está correta em
(A) ver-ru-gas
(B) ge-le-i-as
(C) cas-tan-ha
(D) to-sse

08. Todas as palavras são femininas na alternativa
(A) xarope, tosse
(B) castanha, tronco
(C) árvore, gripe
(D) vitamina, bagaço

09. O TEXTO 2 ensina que
(A) a casca do cajueiro pode curar dor de barriga.
(B) a polpa colorida do caju é usada em xaropes contra tosse.
(C) a castanha é o verdadeiro fruto do cajueiro.
(D) a castanha do cajueiro combate o resfriado e a gripe.

10. O TEXTO 2
(A) informa sobre o cajueiro e sua utilidade.
(B) orienta sobre como cuidar melhor do cajueiro.
(C) expressa o sentimento do autor acerca das árvores.
(D) convida as pessoas a conhecerem melhor as frutas.
                                                                       Calcule Mais.com

GABARITO

01 C / 02 B / 03 A/  04 D/  05 D/  06 B/  07 A/  08 C / 09 C/  10 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário