sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICAEF89LP37X) Analisar e empregar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.-- 9° ANO

Aconteceu na Caatinga.

  Era meio-dia e a caatinga brilhava à luz incandescente do Sol. O pequeno Calango deslizou rápido sobre o solo seco, cheio de gravetos e pedras, parando na frente do majestoso Mandacaru, que apontava para o céu seus espinhos, os grandes braços abertos em cruz.
 – Mandacaru! Mandacaru! Eu ouvi os homens conversando lá adiante e eles estavam dizendo que, como a caatinga está muito seca e cor de cinza, vão trazer do estrangeiro umas árvores que ficam sempre verdes quando crescem e estão sempre cheias de folhas.
  – Mas que novidade é essa? – falou a Jurema.
  – Coisa de gente besta  – disse o Cardeiro, fazendo um gesto de desprezo e atirando espinhos para todo lado.
  – Eu é que não acredito nessas novidades  – sussurrou o pequeno e tímido Preá.
 [...]
    E no outro dia, bem cedinho, os homens já haviam plantado centenas de arvorezinhas muito agitadas, serelepes e faceiras, que falavam todas ao mesmo tempo na língua lá delas, reclamando de tudo: do Sol, da poeira, dos bichos e das plantas nativas, que elas achavam pobres, feias e espinhentas.        Enquanto falavam, balançavam os galhinhos, que iam crescendo, ganhando folhas e ficando cada vez mais fortes.
    Enquanto isso, as plantas da caatinga, acostumadas a viver com pouca água, começaram a notar que essa água estava cada vez mais difícil de encontrar. As raízes do Mandacaru, da Jurema e do Cardeiro cavavam, cavavam e só encontravam a terra seca e esturricada.
   O Calango então se reuniu com os outros bichos e plantas para encontrar uma solução. E foi a velha Cobra quem matou a charada:
   – Quem está causando a seca são essas plantinhas importadas e metidas a besta! Eu me arrastei por debaixo da terra e vi o que elas fazem: bebem toda a nossa água e não deixam nada para a gente.
    – Oxente! – gritou o Calango. – Então vou contar isso aos homens e pedir uma solução.
     Mas logo o Calango voltou, triste e decepcionado.
    – Os homens não me deram atenção – disse. – Falaram que eu não tenho instrução, não fiz universidade e que eu estou atrapalhando o progresso da caatinga.
    E todos os bichos e plantas ficaram tristes, mas estavam com tanta sede que nem sequer puderam chorar: não havia água para fabricar as lágrimas. Por muitos dias ficaram assim e quando estavam à beira da morte houve um movimento: era o Preá, que levantou o narizinho e gritou:
    – Estou sentindo cheiro de água!
    – É mesmo! – gritaram todos.
    – O que será que aconteceu? – perguntou a Jurema.
    – Eu vou ver o que foi – e o Calango saiu veloz, espalhando poeira para todos os lados.
    O Mandacaru estirou os braços, espreguiçou-se e sorriu:
    – Estou recebendo água de novo! Hum... É muito bom! Mas vejam! O Calango está de volta com novidades!
    – As pequenas bandidas verdes, depois de beber quase toda a água da caatinga, estavam ameaçando a água dos rios e dos açudes perto das cidades. Os homens então viram o perigo e deram fim a todas elas.
    E todos ficaram alegres, sentindo a água subir pelas raízes. Olharam para o céu azul da caatinga, o Sol brilhante, olharam uns para os outros e viram que eram irmãos, na mesma natureza e na mesma Terra [...]
( Adaptação do conto de Clotilde Tavares, Nova Escola – edição especial, abril de 2007)

VOCABULÁRIO:
Caatinga- tipo de vegetação, característico do Nordeste brasileiro, formado por pequenas árvores comumente espinhosas que perdem as folhas no curso de longa estação seca.
Cardeiro- designação comum a várias plantas da família dos cactos.
Mandacaru- tipo de cacto, grande como árvore, com tronco grosso e ramificado.
Jurema-tipo de arbusto, armado de espinhos.
Preá- mamífero roedor; vive nos capinzais à beira dos córregos, lagoas e rios. Incandescente que está em brasa; ardente.

01. No texto, em relação aos elementos da narrativa, é correto dizer que o (s): (A) personagens participam da história, exigindo mudança no clima da região.

(B) tempo é definido com precisão, ou seja, há o registro claro de quando ocorrem os fatos.
(C) espaço é limitado, pois cada planta escolhe o seu lugar adequado para viver.
(D) enredo mostra uma região castigada pela seca e a solução trazida pelos homens contraria os habitantes do local.
(E) conflito apresentado é entre os personagens do mundo animal e os personagens do mundo vegetal.

02. Sobre a fala dos personagens do texto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

 I. “Mandacaru! Mandacaru!’ as palavras destacadas indicam a aflição do Calango.
II.“- Mas que novidade é essa?- falou a Jurema. nesta fala, Jurema demonstrou curiosidade.
III. “É mesmo! – gritaram todos”. a expressão destacada indica que os animais ficaram animados diante do que tinha sido dito anteriormente pelo Preá.
 IV. “Estou recebendo água de novo! Hum... É muito bom!” a fala do Mandacaru transmite uma consequência da plantação de árvores estrangeiras.

(A) Somente I e II
(B) Somente II e III
(C) Somente III e IV
(D) Somente I, II e III
(E) Somente I, II e IV

03. No trecho: “ Oxente! – gritou o Calango. – Então vou contar isso aos homens e pedir uma solução.”, a palavra destacada é uma expressão popular típica do Nordeste. Quanto a este vocábulo, podemos afirmar que se trata de um(a):

(A) interjeição, porque exprime o espanto do animal.
(B) advérbio, pois informa o modo como a personagem falou.
(C) adjetivo, pois caracteriza sentimento de admiração do Calango.
(D) verbo, porque expressa uma ordem que o animal dá aos bichos e plantas. (E) pronome, porque substitui o nome da personagem com quem o Calango fala.

04. A alternativa em que a palavra destacada foi empregada em sentido figurado é:

(A) “O pequeno Calango deslizou rápido sobre o solo seco, cheio de gravetos e pedras,...”
(B) “Eu ouvi os homens conversando lá adiante...”
(C) “Eu é que não acredito nessas novidades...” 
(D) “E foi a velha Cobra quem matou a charada:...” 
(E) “– Os homens não me deram atenção...” 

Os itens 05, 06 e 07 referem-se ao trecho abaixo: “E todos os bichos e plantas ficaram tristes, mas estavam com tanta sede que nem sequer puderam chorar: não havia água para fabricar as lágrimas.”

05. As palavras destacadas estabelecem, respectivamente, as relações de:
(A) adição, exclusão, causa e solução.
(B) inclusão, oposição, causa e finalidade.
(C) adição, oposição, consequência e finalidade.
(D) inclusão, explicação, conclusão e consequência.
(E) explicação, oposição, consequência e justificativa.

06. Neste trecho, os dois pontos podem ser substituídos, sem se alterar o sentido, pela conjunção:

(A) quando (B) se (C) embora (D) porém (E) porque

07. Se o trecho: “E todos os bichos e plantas ficaram tristes, mas estavam com tanta sede que nem sequer puderam chorar: não havia água para fabricar as lágrimas.” fosse uma previsão do que poderá acontecer com a terra no futuro, caso nos falte a água, os verbos sublinhados deveriam ficar no tempo futuro do presente, ou seja, deveriam ser assim registrados:

(A) ficariam – estariam – poderiam – haveria
(B) ficarão – estarão – poderão – haverá
(C) ficaram – estaram – poderam – haverá
(D) ficarão – estariam – podiam – há
(E) ficaram – estão – poderão – haveria

08. Leia o trecho abaixo e, de acordo com a numeração, assinale a alternativa correta quanto à classificação das classes gramaticais. “E no (1)outro dia, (2)bem cedinho, os homens já haviam plantado (3)centenas de arvorezinhas (4)muito agitadas, (5)serelepes e faceiras, que falavam todas ao mesmo tempo na (6)língua lá delas, (7)reclamando de tudo:

(A) (1) numeral; (2) preposição; (3) numeral; (4) pronome; (5) substantivo; (6) adjetivo; (7) advérbio.
( B) (1) adjetivo; (2) advérbio; (3) numeral; (4) pronome; (5) substantivo; (6) adjetivo; (7) verbo.
(C) (1) pronome; (2) advérbio; (3) numeral; (4) advérbio; (5) adjetivo; (6) substantivo; (7) verbo.
(D) (1) pronome; (2) advérbio; (3) substantivo; (4) advérbio; (5) adjetivo; (6) adjetivo; (7) substantivo.
(E) (1) numeral; (2) substantivo; (3) substantivo; (4) advérbio; (5) adjetivo; (6) substantivo; (7) advérbio.

GABARITO

1D/ 2D/ 3A/ 4D/ 5C/ 6E/ 7B/ 8C

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