quarta-feira, 3 de junho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO- TEXTO HUMORÍSTICO - (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, - 9° ANO

TEXTO HUMORÍSTICO PARA INTERPRETAR E ATIVIDADE DE PRODUÇÃO- 9° ANO
  
     Á sombra das vírgulas em flor.
    Olibório Bastos era louco por vírgulas.
    Escrevendo nas páginas de O Arauto, era aquela virgulação sem fim, uma atrás das outras, sem jeito de formiga carregadeira. Falando, em seus improvisos da Praça da Aclamação, era a mesma coisa ou pior. Confessava para quem quisesse ouvir:
   - Vírgula é comigo! Nem o Presidente da República coloca melhor que eu.
Não perco uma!
   Certo domingo, por ocasião da visita do Governador pires de Melo a Santo Antônio do Freixeiro,Olibório Bastos foi incumbido de saudar o ilustre visitante em nome do Partido Radical. Entrou de vírgula na boca:
   -Senhor Governador vírgula fui honrado pelo Partido Radical para vírgula em nome dessa gloriosa agremiação saudar Vossa Excelência que vírgula descendo dos seus inúmeros quefazeres vírgula veio até nós para um convívio de perfeita amizade ponto.
   Choveu vírgula no discurso de Olibório Bastos. Para não ficar atrás nos assuntos de vírgula, o Capitão Azeredo Mendonça, representante do Partido Republicano, pediu a palavra e disse:
  -Senhor Governador vírgula a cidade de Santo Antônio do Freixeiro vírgula hospeda vírgula o ilustre Governador Pires de Melo ponto.
    Em assunto de vírgula, o Partido Republicando venceu seus adversários. Por oitenta vírgulas a mais.
                                                                        José Cândido de Carvalho.    
  Entendendo o texto
1-Qual é a crítica que José Cândido de Carvalho em seu texto? Retire partes no texto que  comprova essa crítica. 

2- Escreva as falas do discurso substituindo as palavras “vírgula! E “ponto” pelos seus   respectivos sinais.

3-Converse com os alunos sobre o uso da vírgula, sendo ela o que mais causa dúvidas na produção de textos. Depois peça para criar, cada um seu texto de humor sem o uso das vírgulas. Alguns devem ler o texto e a partir, daí cria-se uma discussão sobre o entendimento desses textos. Depois peça para que façam a correção dos textos em dupla, para que um ajude o outro no trabalho.


GABARITO
1) O texto critica o usado abusivo da vírgula. “louco por vírgula”, “virgulação sem fim”, “choveu vírgula”.
2) -Senhor Governador...  Pires de Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário