ATIVIDADES
DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA _8° ANO
Leia o texto abaixo:
O leão, o burro e o rato
Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal,
da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que
tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça
menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava
inutilmente suavizar, berrou: - Bem, agora que terminamos um magnífico dia de
trabalho, descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço
conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com
licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça
em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um
pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar. Os dois
se afastaram, foram até o rio, beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e
verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso,
dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois
voltando, o burro perguntou ao leão: - Pronto, compadre leão, aí está: que acha
da partilha? O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do
burro, prostando-o no chão, morto. Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e
disse: - Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em
que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe
eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu
não suportava mais o compadre burro. Me faça um favor agora - divida você o
bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio,
novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata. Mal o leão se
afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um
lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza
morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou: -
Compadre leão, está pronta a partilha! O leão, vendo a caça dividida de maneira
tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato:
- Maravilhoso, meu
caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa?
E o rato respondeu: - Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre
seu tamanho e o meu - é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma
comparação entre a sua força e a minha - é claro que você precisa de muito
maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na
floresta com a minha - e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do
que, sou um intelectual, sou todo espírito! - Inacreditável, inacreditável! Que
compreensão! Que argúcia! - exclamou o leão, realmente admirado. - Olha, juro
que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo
todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? - Na verdade, leão, eu nunca soube
nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo
agora mesmo, com o burro morto. Millôr Fernandes.
1- A narrativa procura passar a ideia de que:
a) A justiça é cega.
b) Os fortes não são sábios.
c) A sabedoria é própria das criaturas menores.
d) Só um burro tenta ficar com a parte do leão.
2. A
alternativa que melhor completa a frase abaixo é:
“Até ontem ,,Manú
queria conhecer os _______ das coisas existentes no universo. De hoje em diante,
acrescente outra pergunta: ________ não?”
a) porquês – Por que
b) porquês – Por quê
c) por ques – Porque
d) por ques – Por que
3 – Marque
a alternativa em que os sinais de pontuação estão adequados:
A) A língua tão rica, e tão plácida, que é conserva-se
basicamente a mesma.
B) Já havia TV, então, mas apenas nas cidades grandes.
C) É ótimo, se falar linguagem coloquial, mas não precisa
abusar.
D) A grande revolução, ainda não foi essa, ela chegou com
um transistor.
4)
Complete com acento ou assento (S).
A) A palavra rádio tem __________.
B) Fui à praia e voltei com o ________molhado.
C) Onde está o __________ para os fiéis?
D) Vândalos destruíram os ___________ do ônibus.
5)
Pontue adequadamente as frases.
A) Esqueci nada rapaz.
B) A gente liga o gravador a professora começa a
cantarolar a fita vai gravando e a aula fica legal.
C) Juliana já comprou a calculadora dele uma mochila um
estojo e canetas também.
GABARITO
1-D
2- A
3- B
4 –ACENTO / ASSENTO / ASSENTO / ASSENTOS
5- RAPAZ,
GRAVADO, CANTAROLAR, GRAVANDO,
DELE, MOCHILA,
Nenhum comentário:
Postar um comentário