sexta-feira, 5 de junho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 8° ANO

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA _8° ANO

Leia o texto abaixo:
  O leão, o burro e o rato

   Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou: - Bem, agora que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar. Os dois se afastaram, foram até o rio, beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao leão: - Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha? O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostando-o no chão, morto. Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse: - Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava mais o compadre burro. Me faça um favor agora - divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata. Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou: - Compadre leão, está pronta a partilha! O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato:
 - Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa? E o rato respondeu: - Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu - é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha - é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha - e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito! - Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! - exclamou o leão, realmente admirado. - Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? - Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto. Millôr Fernandes.

1- A narrativa procura passar a ideia de que:
a) A justiça é cega.
b) Os fortes não são sábios.
c) A sabedoria é própria das criaturas menores.
d) Só um burro tenta ficar com a parte do leão.

2. A alternativa que melhor completa a frase abaixo é:
 “Até ontem ,,Manú queria conhecer os _______ das coisas existentes no universo. De hoje em diante, acrescente outra pergunta: ________ não?”
a) porquês – Por que
b) porquês – Por quê
c) por ques – Porque
d) por ques – Por que

3 – Marque a alternativa em que os sinais de pontuação estão adequados:
A) A língua tão rica, e tão plácida, que é conserva-se basicamente a mesma.
B) Já havia TV, então, mas apenas nas cidades grandes.
C) É ótimo, se falar linguagem coloquial, mas não precisa abusar.
D) A grande revolução, ainda não foi essa, ela chegou com um transistor.

4) Complete com acento ou assento (S).
A) A palavra rádio tem __________.
B) Fui à praia e voltei com o ________molhado.
C) Onde está o __________ para os fiéis?
D) Vândalos destruíram os ___________ do ônibus.

5) Pontue adequadamente as frases.
A) Esqueci nada rapaz.
B) A gente liga o gravador a professora começa a cantarolar a fita vai gravando e a aula fica legal.
C) Juliana já comprou a calculadora dele uma mochila um estojo e canetas também.



GABARITO
1-D
2- A
3- B
4 –ACENTO / ASSENTO / ASSENTO / ASSENTOS
5- RAPAZ,
GRAVADO, CANTAROLAR, GRAVANDO,
DELE, MOCHILA,


Nenhum comentário:

Postar um comentário