PRODUÇÃO
DE TEXTO –CARTA DO LEITOR – 8° ANO
PRODUÇÃO ESCRITA
INSTRUÇÕES:
Produção, recepção e circulação
- O primeiro passo da produção é a escolha do tem da
carta que você vai escrever. Sobre os tipos de assunto e motivações, de que é
possível tratar.
- Contar experiências pessoais para obter matéria
jornalística, expor um fato que seja importante na realidade em que você vive,
na comunidade escolar ou no bairro onde você mora, por exemplo, ou ainda
criticar algum acontecimento que lhe tenha chamado a atenção nos noticiários da
imprensa, de TV ou rádio, etc. Essa escolha deve estar relacionada com o meio
de comunicação para o qual a carta será enviada.
- A intenção da produção da carta é a de que ela seja
publicada, e para isso o assunto e as características do texto precisam cativar
o interesse do leitor preferencial, que é o editor do veículo para será
encaminha.
Alguns cuidados:
- Verificar todos os dados necessários do jornal ou da
revista conforme o meio escolhido para o endereçamento (correio, fax, e-mail...)
- Indicar a seção a que se dirige a carta.
- Acompanhar as edições seguintes do veículo para checar
se a carta foi publicada e de que forma.
- A classe combina com o professor(a) um momento para
comentar as experiências e os resultados obtidos com essa produção de texto.
- As anotações iniciais da carta serão feitas em sala de
aula após a realização da conversa coletiva na qual os alunos apresentarão suas
ideias e sugestões. Também deve-se estipular um tempo para que cada aluno possa
aprimorar seu texto.
EXECUÇÃO
- Uma forma de fazer escolhas do assunto é ler jornais e
revistas que abordem temas de seu interesse.
- É importante buscar informações em fontes diversas
(livros, revistas, internet.) e conversar com pessoas entendidas no assunto,
tendo em vista a elaboração eficiente do texto.
- Levante todas as informações, ideias argumento que
sejam importantes para estruturar o assunto tratado e organize-se numa
sequência lógica, de forma a montar uma espécie de plano do texto.
- O mais importante é a qualidade e não a quantidade de
ideias.
- Elaborar o rascunho da carta, preocupando-se com os
elementos de estilo e linguagem textual.
- Leia o rascunho tentando fazer o papel do leitor a quem
a carta se destinará.
- Passe a carta a limpo e complete com dados iniciais
(local, data destinatário e saudação) e sua identificação (nome, endereço, número
do RG, telefone, e-mail) Conforme os meios (correio, fax, e-mail).
- Combinar como será feita a remessa das cartas produzidas
pela classe.
AVALIAÇÃO
- Adequação ao gênero textual e entre o tipo de
comunicação e o órgão de imprensa escolhido.
- coerência, coesão.
- linguagem
CIRCULAÇÃO
Antes de enviar as cartas para os devidos meios de comunicação
os textos podem circular na sala de aula ou a turma combina uma sessão de
leitura das cartas.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário