sábado, 6 de junho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - FÁBULA - RECONHECER GÊNERO TEXTUAL - LOCALIZAR INFORMAÇÕES- SENTIDO DE PALAVRA OU EXPRESSÃO - 6° ANO

   ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO- FÁBULA – 6° ANO

   O LOBO E O CÃO

   Numa noite enluarada, um lobo solitário esgueirava-se entre as sombras, sorrateiro. Estava magro, e quase morto de fome. Seguindo a passos largos e ágeis, topou de repente com um cão muito roliço e bem alimentado. Os dois trocaram saudações, e o lobo, depois de medir o cão com os olhos, comentou:
   _ O senhor está com uma excelência aparência. Acho que nunca vi animal mais saudável e feliz. Diga-me: por que é que o senhor parece viver tão melhor do que eu? Sem falsa modéstia, posso dizer que saio a caça e ponho minha vida em risco com uma frequência cem vezes maior do que o senhor. No entanto, o senhor anda bem alimentado, enquanto eu estou prestes a morrer de fome,
  O cão grunhiu e respondeu abruptamente:
  _ Você poderia viver tão bem quanto eu, contanto que se resolvesse a fazer o que faço.
  _ E o que é que o senhor faz? _ indagou o lobo empinando as orelhas.
 O cão envaideceu-se, como todos os que têm um conhecimento secreto, e respondeu:
 _ É muito simples. Guardo a casa durante a noite e mantenho-a a salvo de Ladrões.
 _ Isso é coisa que eu faria de bom grado, pois no momento anda tudo muito difícil – disse o lobo. _ Trocar a minha vida nos bosques, onde sofro com a chuva, a geada e a neve, por um teto quente para me proteger e boa comida seria um excelente negócio.
 O cão virou-se e, fazendo sinal ao lobo para que o acompanhasse, começou a seguir pela estrada.
 Enquanto avançavam, lado a lado, o lobo notou por acaso uma marca estranha no pescoço do cão, e dominado pela curiosidade, perguntou qual era a causa daquilo. O cão tentou esquivar-se à pergunta, mas o lobo insistiu.
_ Já que quer saber – respondeu o cão afinal ­_, durante o dia me amarram para evitar que eu me descontrole e morda um estranho inocente. Só me deixam andar livremente à noite.
  Calou-se por um instante e logo continuou, que parecia dar a entender que aquilo era muito normal:
 _ Se não vou a lugar algum durante o dia _ disse _, tudo o que posso fazer é dormir. Portanto, anoite, quando me soltam, estou mais alerta. O meu dono e toda sua família gostam muito de mim, e me alimentam com pratos de ossos e sobras da mesa. A minha recompensa é considerável, garantindo-lhe:
  O lobo parou imediatamente.
  _ O que há com você? _ perguntou o cão impaciente. _Vamos logo, não se demore.
  _ Não _ respondeu o lobo. _ Desculpe –me, mas não posso acompanha-lo. A minha liberdade é preciosa demais para mim, e, nas condições que me descreve, eu não gostaria de ser nem mesmo um rei.
   E, dizendo isso, o lobo fez meia-volta e retornou aos bosques selvagens.
A liberdade é melhor do que o conforto no cativeiro.
                                            Fábulas de Esopo,círculo do livro,1993.

ATIVIDADES
1) Quem são as personagens do texto e o que ele nos diz sobre elas?

2) Qual convite o lobo recebeu do cão?

3) Por que ao ouvir as explicações do cão o lobo pensou em aceitar o convite?

4) O que o lobo percebeu de estranho no cão que o fez desistir do convite?

5) Qual justificativa o lobo apresentou ao cão para não aceitar o convite?

6) Qual o conflito principal da fábula?

7- Consulte o dicionário e reescreva as frases abaixo substituindo a palavra grifada por sinônimos.
A) O cão respondeu abruptamente.
B) O cão era roliço e bem alimentado.
C) O lobo disse que o acompanharia de bom grado.


GABARITO
1-O LOBO E O CÃO.
 O LOBO VIVIA SOLTO NO BOSQUE, LUTANDO PARA CONSEGUIR SOBREVIVER. ENFRENTAVA O FRIO, A CHUVA E NEM SEMPRE ENCONTRAVA O QUE COMER.MAGRO E FAMINTO, MUITAS VEZES COLOCAVA A VIDA EM RISCO PARA NÃO MORRER DE FOME. O CÃO ESTAVA GORDO E BEM ALIMENTADO. EM TROCA DE PROTEÇÃO À CASA DOS DONOS, RECEBIA COMIDA E ABRIGO, MAS PAGAVA UM PREÇO ALTO POR ISSO:SUA LIBERDADE.

2-CONVIDOU-O A VIVER COM ELE.

3- ACHOU BOM NEGÓCIO TROCAR A VIDA NOS BOSQUES PELA SEGURANÇA, BOA ALIMENTAÇÃO E PROTEÇÃO DE UM TETO QUENTE.

4-AS MARCAS DA “COLEIRA” NO PESCOÇO DO CÃO.

5- DISSE QUE SUA LIBERDADE ERA MAIS PRECIOSA DO QUE QUALQUER COISA.

6- O CONFLITO DO LOBO ENTRE MELHORAR DE VIDA OU PERDER A LIBERDADE.

7- REPENTINAMENTE, DE REPENTE
GORDO
(BOA ) VONTADE



   




Nenhum comentário:

Postar um comentário