domingo, 7 de junho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - FÁBULA - (EF67LP28 X) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes - 6° ANO

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO – O gato e a barata- 6° ANO

O gato e a barata
    A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda comum pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo.
   Debateu - se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu - se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de sua aflição, do alto do copo. _Gatinho, meu gatinho pediu ela _, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva. _ Você deixa mesmo eu engolir você?  _ disse o gato
_ Me saaalva! _ implorou a baratinha. _ Eu prometo. O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada. _ Que é isso? _ perguntou o gato. _ Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.
_ Ah, ah, ah _ riu então a barata, sem poder se conter. _ E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

Moral
: Ás vezes a auto- depreciação nos livra do pelotão. (Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. 8. ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1963. p. 15-6.

Trabalhando o texto
1- Qual gênero textual pertence esse texto e quem são os personagens que participam da história?

2- O que aconteceu com a pobre barata?

3- De acordo com o autor, porque o vinho subiu logo à cabeça da barata?

4- Quando a barata sentiu-se salva qual foi a reação dela quando o gato lhe cobrou a promessa?

4-  Procure no texto palavras ou expressões que exemplificam o uso informal, próximo da língua falada.

5- Uso do dicionário. Leia: “(...) e começou a lambiscar o vinho”.
Estabeleça a diferença entre lamber e lambiscar.
“A baratinha velha subiu pelo do copo (...)”.
A palavra pé tem vários significados. Pesquise alguns deles.

GABARITO
1-O GÊNERO TEXTUAL É A FÁBULA E OS PERSONAGENS SÃO; UM GATO DOMÉSTICO E UMA VELHA BARATA.

2-  COMEÇOU A LAMBISCAR O VINHO DEIXADO EM UM COPO, FICOU BÊBADA E CAIU DENTRO DO COPO.

3-  POR CAUSA DA PEQUENA DISTÂNCIA QUE, NAS BARATAS VAI DA BOCA AO CÉREBRO.
4- CORREU PARA UM ESCONDERIJO, RINDO DO GATO QUE ACREDITARA NA PALAVRA DE UMA BARATA VELHA E BÊBADA.

5- LAMBER- PASSAR A LÍNGUA SOBRE. LAMBISCAR – COMER UM POUCO
PÉ – PARTE INFERIOR DA PERNA, PEDESTAL, BASE. A PARTE INFERIOR DE UM OBJETO. PEDÚNCULO DE FLOR OU DE FRUTO. CADA EXEMPLAR INDIVIDUAL DE UMA PLANTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário