sexta-feira, 12 de junho de 2015

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - CONTO - (EF69LP50 X) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, lendas locais - 9° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – CONTO – 9° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA – CONTO
 Nesta atividade de elaboração textual, o aluno vai compor uma parceria na sala com um (a)colega para juntos, escreverem um conto.

ATENÇÃO: ATIVIDADE DE PESQUISA ANTES DO TRABALHO.
 A fase inicial do trabalho ocorrerá em sala de aula com as duplas formadas colaborando entre si na busca de ideias significativas para as histórias. A professora estipulará um período para as produções serem terminadas.

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO
 O processo de criação pode variar dependendo das ideias e estratégias usadas para a construção do texto.
Exemplos: A partir de uma ideia qualquer – originária de uma figura real ou imaginária, de um acidente, de um fato histórico, de uma notícia de jornal, etc.
 Então se inicia o texto sobre a ideia escolhida fazendo anotações, trechos que podem ser o começo da história, ou o meio ou o fim. O importante é ter um certo volume de anotações para então construir o texto.

RECOMENDAÇÕES DO TRABALHO QUE PODERÃO SER ÚTEIS PARA A DUPLA.
1- Os autores, podem obter inspiração, lendo bons contos que compõem alguns livros. Os em melhores contos brasileiros do século. (Ítalo Moriconi). Contos jovens. Vários autores. Brasiliense ou outros.
2- Planejem os elementos constituinte da história: principais características e ações dos personagens, referências ao lugar, escolha do tipo de narrador (1ª ou 3ª pessoa).
3- Desenvolvam e organizem as anotações para chegar ao rascunho. Uso da linguagem, formal e informal, discurso direto e indireto, tempos verbais e extensão da narrativa. Acrescente ao texto um título expressivo.
4- Realizar uma leitura crítica do rascunho para verificar a necessidade de aperfeiçoamento.

AVALIAÇÃO DO CONTO
-A professora e a classe podem combinar juntos a forma e os critérios de avaliação textual.
Exemplos:
- Adequação gênero textual ao assunto (conto sobre amizade entre animais).
- Imaginação e criatividade (escolha de personagens, situações, título ...).
- Coerência (organização, unidade de sentido).
- Coesão (ligação entre palavras, frases e parágrafos).
- Linguagem (clareza, vocabulário, concisão, estilo, desempenho gramatical).

Nenhum comentário:

Postar um comentário