ATIVIDADE
DE REDAÇÃO – CONTO – 9° ANO
PRODUÇÃO
ESCRITA – CONTO
Nesta atividade de elaboração textual, o aluno vai compor
uma parceria na sala com um (a)colega para juntos, escreverem um conto.
ATENÇÃO:
ATIVIDADE DE PESQUISA ANTES DO TRABALHO.
A fase inicial do
trabalho ocorrerá em sala de aula com as duplas formadas colaborando entre si
na busca de ideias significativas para as histórias. A professora estipulará um
período para as produções serem terminadas.
PLANEJAMENTO,
EXECUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO
O processo de
criação pode variar dependendo das ideias e estratégias usadas para a
construção do texto.
Exemplos: A partir
de uma ideia qualquer – originária de uma figura real ou imaginária, de um
acidente, de um fato histórico, de uma notícia de jornal, etc.
Então se inicia o
texto sobre a ideia escolhida fazendo anotações, trechos que podem ser o começo
da história, ou o meio ou o fim. O importante é ter um certo volume de
anotações para então construir o texto.
RECOMENDAÇÕES
DO TRABALHO QUE PODERÃO SER ÚTEIS PARA A DUPLA.
1- Os autores, podem obter inspiração, lendo bons contos
que compõem alguns livros. Os em melhores contos brasileiros do século. (Ítalo
Moriconi). Contos jovens. Vários autores. Brasiliense ou outros.
2- Planejem os elementos constituinte da história:
principais características e ações dos personagens, referências ao lugar,
escolha do tipo de narrador (1ª ou 3ª pessoa).
3- Desenvolvam e organizem as anotações para chegar ao
rascunho. Uso da linguagem, formal e informal, discurso direto e indireto,
tempos verbais e extensão da narrativa. Acrescente ao texto um título
expressivo.
4- Realizar uma leitura crítica do rascunho para
verificar a necessidade de aperfeiçoamento.
AVALIAÇÃO
DO CONTO
-A professora e a classe podem combinar juntos a forma e
os critérios de avaliação textual.
Exemplos:
- Adequação gênero textual ao assunto (conto sobre
amizade entre animais).
- Imaginação e criatividade (escolha de personagens, situações,
título ...).
- Coerência (organização, unidade de sentido).
- Coesão (ligação entre palavras, frases e parágrafos).
- Linguagem (clareza, vocabulário, concisão, estilo,
desempenho gramatical).
Nenhum comentário:
Postar um comentário