sábado, 6 de junho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NO TEXTO - 6° ANO

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO 6° ANO

A FADA QUE TINHA IDEIAS

          Clara Luz estava sempre fazendo experiências com a sua vara de condão. Já de manhã cedo, reparava no bule de prata (tudo na casinha delas era de prata, até a mobília). Olhava para ele e tinha uma ideia:
             _Tem bico. Dá um bom passarinho.
            E transformava o bule em passarinho.
            Mas o passarinho saía com três asas: duas dele mesmo e uma do bule, que tinha sobrado.
            A Fada - Mãe entrava na sala e levava um susto danado:
            _ Que bicho esquisito é esse?
            _É o bule, mamãe, que eu transformei em passarinho.
            Clara Luz! E agora? Onde vou coar o pó-de-meia-noite para fazer o nosso café? E que ideia foi essa de fazer passarinho com três asas? Ao menos ponha duas asas nele!
            _Mas, mamãe, ele gosta de ter três asas!
            O passarinho, furioso, entrava na conversa:
            _Não gosto, não senhora! Faça o favor de me consertar já!
        Clara Luz não acertava e quem acabava consertando era a Fada - Mãe. O passarinho agradecia muito:
            _ Se não fosse a senhora eu não sei como seria! Essa sua filha é muito intrometida.
            E saíra pela janela, resmungando ainda:
            _ Veja só! Inventar que eu gosto de ter três asas!
     _ Mas essas eram apenas as ideias menores de Clara Luz. Havia outras maiores.                                      
ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A Fada que tinha ideias, Ática, 1976.

Entendendo o texto

1- Clara Luz faz suas experiências utilizando um objeto mágico. De acordo com o texto, qual é esse objeto?

2- Qual foi a ideia que Clara Luz teve ao olhar o bule de prata?

3- Por que a mãe de Clara Luz não conseguiu reconhecer o passarinho?

4- Qual foi a reação do passarinho e quem consertou as asas dele?

5- Por que Clara Luz não poderia transformar o bule em um cachorro?

6- Atividade de criação: Se você tivesse uma varinha de condão, que transformações você faria em sua sala de aula?

GABARITO
1- COM SUA VARINHA DE CONDÃO
2- PENSOU EM TRANSFORMÁ-LO EM UM PASSARINHO
3- PORQUE COM TRÊS ASAS ELE FICOU MUITO DIFERENTE.
4- O PASSARINHO FICOU FURIOSO. A FADA- MÃE CONSERTOU O PASSARINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário