sexta-feira, 12 de junho de 2015

ATIVIDADE DE REDAÇÃO - (EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais- 9° ANO

ATIVIDADE DE REDAÇÃO – TEXTO JORNALÍSTICO - 9° ANO

PRODUÇÃO ESCRITA: RESUMO DE TEXTO JORNALÍSTICO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

  Para se conseguir um resumo bem elaborado de um texto jornalístico de informação científica, há algumas recomendações:

1-Buscar e organizar os textos para leitura e fazer a escolha daquele que será trabalhado. 

2- Na primeira leitura do texto escolhido identificar o assunto central. Não deixar de pesquisar no dicionário palavras e expressões desconhecidas e relevantes para a compreensão do texto, escolhendo qual o significado mais adequado.

3- Reler o texto e anotar as ideias principais de cada parágrafo.

4- Redigir o resumo, organizando adequadamente as ideias anotadas.

5- Não fazer críticas pessoais e usar, de preferência, pronomes e verbos na terceira pessoa.

6- Empregar palavras e estilos próprios, sem copiar trechos do texto.

7-  O resumo pode ser escrito em um único parágrafo. Mas, a extensão dependerá do tamanho solicitado e do estilo do autor do resumo.

8- Reler o resumo e analisar se as frases formam um texto coerente ou apenas um amontoado de frases.

8- Os textos poderão circular na classe em forma de troca entre os alunos, leitura, discussão ou um painel com todos os textos.

AVALIAÇÃO
 A avaliação poderá ser decidida juntamente com os alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário