domingo, 6 de setembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NARRATIVO - EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, - 6° ANO

1) Leia o texto abaixo para responder às questões de 01 a 05.
Tati, a garota
Vendo que era mesmo impossível, Tati desistiu de pegar o raio de Sol estendido no chão. Os dedos feriam a terra inutilmente: o reflexo não tinha espessura.
Seu capricho agora era com a água. Queria ver se retirava ao menos um pedacinho do tanque, mas o líquido suspenso em suas mãos vira uma coisa diferente que se desmancha logo, cintilando entre os dedinhos. E na superfície do tanque não ficava a menor cicatriz!
É a primeira vez que Tati brinca na água com intenção de agarrá-la, de sentir-lhe o mistério.
Fica tão absorta, que os apelos “Anda Tati! Larga isso, menina!”, que vêm da janela, nem chegam a serem ouvidos.
Logo depois começa a ventar. Mas, com o vento era diferente: Tati já sabia que ele nunca se deixa agarrar nem ver, embora viva sempre em toda parte dando demonstrações de sua presença. Esse vento!...
Antes de subir, joga água em si mesma, apressadamente borrifando-se no rosto e no vestido.
Chegando a noite, Manuela atira-se à cama, sem responder a algumas perguntas que lhe faz a filha, sempre intrigada com a água. Debaixo das cobertas, Tati ainda balbucia os últimos pedidos: num carrinho e um patinho igual ao que viu nas mãos de outra criança.
– Esse menino tinha patinho, não sabe, mamãe? Comia cada bombom que só você vendo!...
O papel era uma beleza! Aqui, eu acho que todo mundo come muita bala, também...
– Dorme, Tati.
– Aqui é bom.
– Dorme [...
MACHADO, Aníbal. A morte da porta-estandarte; Tati, a garota e outras histórias. São Paulo: José Olympio, 1997. Fragmento. (P070109D3_SUP)

Por suas características formais, é possível classificar esse fragmento de texto como
A) biografia.
B) conto.
C) crônica.
D) diário.

2) O desfecho dessa narrativa ocorre quando:
A) a menina desiste de pegar o raio de Sol.
B) a menina quer agarrar a água do tanque.
C) Manuela deita na cama sem responder à filha.
D) Manuela insiste para a filha dormir.

3) Com base nesse texto, constata-se que Tati, em relação à impossibilidade de agarrar o vento, sentia-se:
A) conformada.
B) decepcionada.
C) indiferente.
D) surpresa.

4) No trecho “Tati já sabia que ele nunca se deixa agarrar...”, o termo em destaque refere-se à palavra
A) Sol.
B) reflexo.
C) tanque.
D) vento.

5) No trecho “... cintilando entre os dedinhos.”, o uso do diminutivo na palavra em destaque indica
A) crítica.
B) deboche.
C) exagero.
D) tamanho.

Leia o texto abaixo para responder às questões 06 e 07.
Os livros daqui e os d’além-mar
Enquanto cai o consumo de livros em Portugal, cresce o mercado brasileiro
Reflexo da crise europeia ou do momento econômico que o Brasil atravessa? Ou ambos? Embora especialistas não sejam categóricos em explicar os motivos das oscilações no mercado livreiro mundial, no final de 2011, os brasileiros gastaram R$7,18 bilhões comprando livros e publicações, segundo o Ibope. Ao passo que em Portugal, durante o primeiro semestre de 2011, os portugueses compraram menos livros do que no mesmo período em 2010. A queda no consumo de livros por parte dos portugueses foi de 3%, um declínio bem menor do que houve em outras áreas, [...]. Até junho de 2011, os portugueses gastaram 168 milhões e, em 2008, 156 milhões. Todavia, esses números são inconclusivos. A diferença de critérios entre as pesquisas daqui e d’além-mar não permite tirar muitas conclusões sobre a dinâmica desses mercados. Ainda assim, tais discrepâncias estatísticas espelham o momento que estão atravessando as economias desses países, e indicam mudanças no tocante ao consumo de bens culturais.
Língua Portuguesa, ano 7, n. 75, jan. 2012, p. 8. Fragmento.
6) Qual é o assunto desse texto?
A) A crise no mercado livreiro mundial.
B) A diferença entre o leitor brasileiro e o europeu.
C) A oscilação no mercado livreiro mundial.
D) A queda do número de leitores no mundo.

7) Nesse texto, predomina uma estrutura textual
A) descritiva.
B) informativa.
C) instrucional.
D) narrativa.

GABARITO: 1(B), 2,(D), 3 (A), 4(D), 5(D), 6(C), 7(B)

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