ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO – 7° ANO
Trem de ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
No riacho
Que vontade
De cantar!
Oô...
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra mata minha sede
Oô...
Vou mimbora vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
ATIVIDADES
1- A que gênero esse texto pertence? Justifique sua resposta.
2- O que ocorre com o ritmo do poema na primeira estrofe?
3- O que acontece no quarto verso? O ritmo acompanha o
conteúdo?
4- O que você nota quanto aos versos?
5- Quantas estrofes há no poema?
6- Quais consoantes de quarta e da quinta estrofes se
repetem? Qual é o efeito que essa repetição produz?
Gabarito
1- Pertence ao gênero poema. Percebe-se uma grande
preocupação do poeta com a sonoridade e com o ritmo Manuel Bandeira escolhe as
palavras e as organiza para que o leitor tenha a impressão de que se trata de
um trem em movimento.
2- O ritmo do trem é mais lento no início e no final,
imitando um trem que começa a se movimentar e depois vai parando, perdendo a
velocidade aos poucos.
3- O “trem enrosca” e só então retoma o movimento.
4- Diferentemente das frases dos parágrafos dos textos em
prosa, o poema não tem necessidade de ocupar a linha até o final.
5- Sete
6- 4ª estrofe – f
e 5ª estrofe principalmente o p. Essa repetição ajuda imitar o
barulho da “Maria fumaça”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário