Leia o texto a seguir.
A
cabra
Sexta-feira, houve a maior confusão no
colégio. Vítor Luís, não sei como, conseguiu entrar com uma cabra no colégio.
Acho que aproveitou uma batida na rua e o guarda e o porteiro foram espiar.
Quando o pessoal deu acordo a cabra tava dando bom-dia: Mé... Mé... Mé...
Foi o maior barato, uma tremenda curtição! ...
a turma da pesada aproveitando para fazer a maior bagunça do século... Vítor
Luís, muito na dele, dizia que era pra comer o mato do morro, que a diretora
vivia se queixando que não tinha quem cortasse... A cabra estava até prestando
um favor. Pra outros, dizia que o professor de Ciências tinha mandado levar uns
bichos. A cabra não era um bicho? ...
E tudo no meio da
maior confusão. Os professores que já tinham subido com as turmas não sabiam se
davam aula ou se deixavam os meninos dependurados na janela, olhando as jogadas
da cabra. O que sei é que não houve um professor com moral bastante pra botar a
turma em silêncio. Também pudera! A cabra, muito na dela, em vez comer o mato,
estava mais é comendo a grama do canteiro recém-plantado. E fazia isso muito
séria e compenetrada. Quando o jardineiro viu, quase deu ataque. Todo mundo
pensou que fosse ter uma coisa, de tão vermelho que ficou. “Logo agora que a
grama estava começando a pegar! ...” Os coordenadores não sabiam se se ocupavam
da cabra, se acudiam o jardineiro, ou se faziam as outras turmas e os
professores subirem. Vítor Luís nem parecia que a cabra era dele, estava só na
gozação... Afinal o jardineiro deu tanto escândalo que a cabra acabou subindo
pro morro depois de olhar para trás, com a maior dignidade. A diretora, em vez
de tomar providências, só fazia perguntas: “Quem é o dono da cabra? ...” Como
se alguém fosse delatar... Os garotos curtiam o espetáculo cada um no seu
grupo. Sebastião: que pena que todo dia não dá cabra no colégio... vi que toda
a turma estava feliz. Ninguém sabia a lição de Estudos Sociais. Afinal, alguém
mais afobado ou mais enxerido chamou o Corpo de Bombeiros. Acho que foi o inspetor
Antônio, que é metido a tomar providências.
Nessa altura, a
cabra tinha subido para o alto do morro e estava escondida no mato, no começo
da pedreira.
Quando chegaram os bombeiros, a diretora
dizia: “Mas quem chamou os bombeiros?!... Meu Deus, que escândalo! Amanhã é
capaz até de aparecer nos jornais! ...”
Dois bombeiros
subiram e voltaram com a cabra, amarrada com uma corda. E agora pra saber o
dono do bicho? Não vê que apareceu... Acabou que os bombeiros é que levaram a
cabra, vai ver que até gostaram da história. À noite, Vítor Luís é que teve que
se virar para dar contas da cabra... Parece que o negócio não foi tão divertido
como de manhã... Em vez de cabra, deu zebra.
Maria Alice do Nascimento e
Silva Leuzinger. O diário de Marcos Vinicius. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1985.
ATIVIDADES PARA INTERPRETAR
1- Dos fatos abaixo, assinale aqueles que o narrador não
afirma com toda certeza:
( ) Quando
aconteceu o fato.
( x ) Como o menino conseguiu entrar com a cabra no
colégio.
( ) Onde aconteceu o fato.
( x) Quem chamou
os bombeiros.
( ) Onde a cabra se escondeu.
( x ) Um acidente automobilístico na porta do colégio.
2- Vítor Luís apresentou duas razões para justificar a
presença da cabra na escola. Quais? R- A cabra comeria o mato do morro.
O
professor de ciências tinha mandado levar uns bichos.
3- Por que o jardineiro quase sofreu um ataque?
R- O
jardineiro quase sofreu um ataque porque a cabra estava comendo a grama
recém-plantada.
4- Durante a confusão, qual foi a atitude de Vítor Luís?
R-
Vítor Luís fingiu que a cabra não era dele e zombou da situação.
5- “Afinal, alguém mais afobado ou mais enxerido chamou o
corpo de bombeiros.”
a- Qual foi o primeiro suspeito? R- O inspetor Antônio.
b- Por que suspeitaram logo dele? R- Porque ele era metido a tomar providências.
6- O narrador atribui à cabra duas características
humanas: seriedade e dignidade. Copie os trechos do texto que justificam essa
afirmativa: R- Seriedade: “E fazia isso
muito séria e compenetrada.
Dignidade:
“(...) a cabra acabou subindo pro morro, depois de olhar para trás, com a maior
dignidade”.
7- Vocabulário
“Como se alguém fosse delatar...” O verbo em destaque na frase significa:
( x ) denunciar,
acusar; ( ) falar, dizer;
( ) alargar,
distender; ( ) relatar, contar;
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