sexta-feira, 13 de maio de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - 6° ANO

Leia o texto abaixo:

Mendigo Faminto
 O mendigo se aproxima de uma madame cheia de sacolas de compras, no centro da cidade, e diz:
— Senhora, estou sem comer faz quatro dias…
— Meu Deus! Gostaria de ter sua força de vontade! http://piadasengracadas.net/piada/44/mendigo-faminto/ - acesso em 18/10/09.

1) Assinale a alternativa correta quanto a intenção linguística apresentada pelo mendigo quando dirige-se para a madame, isto é, o que ele quis dizer:
a) (  ) O mendigo queria apenas que a madame soubesse como fazer regime sem sofrer.
b) (  ) o mendigo apenas queria informar a madame há quantos dias ele estava sem comer.
c) (  ) ao ver a madame com tantas sacolas, ele queria carregar as sacolas para ela e, com isso, ele poderia comer algo assim que chegasse na casa da madame.
d) ( x) ao perceber que ela tinha dinheiro para comprar tantas coisas, que era uma mulher de posses, ela poderia dar-lhe algum dinheiro para que ele pudesse comprar algo para comer.

 2) Marque a alternativa que demonstre a verdadeira intenção da madame ao achar que o mendigo tem grande força de vontade:
a) (x ) a madame não quer ajudar o mendigo e finge não entender o que ele quer de fato, elogiando a sua força de vontade.
b) (  ) ela acredita que só com muita força de vontade ela poderia ficar sem comer por quatro dias, como faz o mendigo.
c) (  ) o mendigo é, para ela, um exemplo de força de vontade e de elegância, pois apesar de ter fome, não come há quatro dias, já que está fazendo regime para perder peso.
d) (  ) ela não entende que o mendigo não come há quatro dias porque não tem o que comer, nem como comprar. Para ela essa não é uma realidade de nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário