terça-feira, 10 de maio de 2016

ATIVIDADES COM ORAÇÕES SUBORDINADAS DESENVOLVIDAS E REDUZIDAS - 9°ANO

Como identificar as orações reduzidas:
  1. As orações reduzidas são caracterizadas por possuírem o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais.
  2. Ao contrário das demais orações subordinadas, as orações reduzidas não são ligadas através de conectivo.
  3. Para cada oração reduzida, tem-se uma desenvolvida correspondente. Para melhor identificarmos que tipo de oração reduzida temos, podemos desenvolvê-la.
  4. Possuem as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas.
  5. Há três tipos de orações reduzidas:
I. Reduzidas de Infinitivo
Substantiva
  • Subjetivas: É necessário gostar de frutas e verduras. (que se goste de frutas e verduras.)
  • Objetivas Diretas: O técnico assegurou serem seguras as máquinas. (que eram seguras as máquinas)
  • Objetivas Indiretas: Gosto de ficar sozinho. (que eu fique sozinho)
  • Predicativas: O melhor seria fazerem a viagem. (que fizessem a viagem)
  • Completivas Nominais: Eu estou disposto a arriscar tudo. (que eu arrisque tudo)
  • Apositivas: Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. (que comparecêssemos ao seu casamento)
Adjetivas
  • Restritiva: Ela foi a única a apreciar o show. (que apreciou o show)
  • Explicativas: Aquele, a cantar no palco, é meu amigo. (que canta no palco)
Adverbiais
  • Causal: Eu lamento por ter chegado atrasado. (porque cheguei atrasado)
  • Temporal: Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. (que cumprimentem o casal)
  • Final: Fiz um empréstimo para comprar um carro. (para que compre um carro)
  • Concessiva: Apesar de estar triste ela continua sorridente. (apesar de que esteja triste)
  • Condicional: Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha. (caso cumpram a promessa)
  • Consecutiva: Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discussão. (que esqueceu a discussão)
II. Reduzidas de Gerúndio
Adjetivas
  • Restritiva: Gosto de crianças correndo pela casa. (que corram pela casa)
  • Explicativas: Encontrei Maria, saindo de férias. (que saía de férias)
Adverbiais
  • Causal: Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. (porque não cumpriu a promessa)
  • Temporal: Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. (quando faltavam alguns minutos para o final da prova)
  • Concessiva: Mesmo estando doente assisti aos jogos. (mesmo que estivesse doente)
  • Condicional: Mentindo assim você ficará em uma situação difícil. (caso você minta assim)
III. Reduzidas de Particípio
Adjetivas
  • Restritiva: Temos apenas um carro comprado com muito sacrifício. (que compramos com muito sacrifício)
  • Explicativas: Fiquei surpresa com a casa, pintada de branco. (que pintaram de branco)
Adverbiais
  • Causal: Ferido na perna, ele não pode mais jogar. (porque se feriu na perna)
  • Temporal: Concluído o jogo, o time foi descansar. (quando concluíram o jogo)
  • Concessiva: Vencido o campeonato, permanecerão treinando. (mesmo que vençam o campeonato)
  • Condicional: Excluídas as doações, como funcionaremos? (caso excluam as doações)

Partindo de um princípio bem simples, eis que os exemplos a seguir proporcionarão a você os subsídios necessários ao perfeito entendimento acerca do assunto em discussão. 

Observe:
A garota afirmou que precisava de ajuda. 

Temos aqui duas orações: a primeira, denominada principal = a garota afirmou;
E a segunda, classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta = que precisava de ajuda.

Atendo-nos a uma análise de ambas, constatamos dois aspectos elementares:
* A segunda oração (subordinada) se inicia por uma conjunção integrante, que no caso é representada pelo “que”; 

* O verbo (no caso, precisar) se expressa de forma flexionada (precisava); 
Dessa forma, dizemos que todo o enunciado linguístico (a oração por completo) se constitui de uma oração subordinada desenvolvida.

Analisemos essa mesma oração, só que de outra forma:
   A garota afirmou                  precisar de ajuda.
1ª oração (principal)    subordinada substantiva reduzida

No quesito “classificação” a oração em nada mudou (ainda continua sendo uma subordinada substantiva objetiva direta). Alguns detalhes mudam, no entanto. Observe:
* Notamos que a segunda oração não mais se inicia por uma conjunção integrante;

* O verbo, pertencente à subordinada, é expresso por uma das formas nominais = precisar (infinitivo). 

Permite-nos, portanto, afirmar que se trata de uma oração subordinada reduzida. 
Diante dos pressupostos até aqui elucidados, concluímos que entre a subordinada desenvolvida e a reduzida há diferenças, as quais são demarcadas por alguns ,pormenores. Esquematizando-os, obtemos:

FORMA DESENVOLVIDA -  INICIADA POR CONJUNÇÃO INTEGRANTE;
VERBO FLEXIONADO.
FORMA REDUZIDA -  SEM CONJUNÇÃO;
VERBO EXPRESSO NO INFINITIVO.

Não raro ocorre com as subordinadas adjetivas, haja vista que elas também se classificam em desenvolvidas e reduzidas. Assim, para que você possa demarcar tais diferenças, analise:
Observávamos os alunos          que estudavam na biblioteca.
1ª oração (principal)               Or. subord. adjetiva restritiva desenvolvida
Ocorre, portanto, que é possível analisá-la de outra forma:
Observávamos os alunos             estudando na biblioteca.
      1ª oração                                  subordinada adjetiva reduzida


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