A TURMA
Eu também já tive
turma, ou melhor, fiz parte de turma e sei como é importante em certa idade
essa entidade, a turma.
A gente é um ser
racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma razão para um
grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e passar horas
conversando?
Você pode falar a
um filho, por exemplo, que refrigerantes engordam e chocolates dão mais
espinhas em quem já está na idade das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia
a turma resolver, ele passará a tomar só água com limão e pegará nojo de
chocolate.
Você pode falar
que cabelo tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te
pedirá dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar
careca, ele aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no
assunto – qual o problema em cortar careca? Você
pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só
“Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele
aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém
da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de
um dia para o outro. A turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as
barras das calças, que usavam arrastando pelo chão.
A turma tem traumas, como quando o namoradinho
de uma se apaixona pela namoradinha de outro e ...
A turma tem linguagem própria, uma variante
local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
A turma adora
sentar na calçada e na praça e falar sobre o que viram em casa na televisão. A
turma tem duplas de amigos e amigas mais chegados, e trios, e quartetos, que
num grande minueto anarquista se misturam nas festas de aniversário.
Ninguém da turma
dança até que alguém da turma começa a dançar, aí dançam todos trocando de par
até acabarem dançando todos juntos como turma que são.
Um da turma se
tatua, todos da turma querem se tatuar.
Um bota uma
argola no nariz, os outros, para variar, botam no lábio, na sobrancelha e na
orelha e...
A turma é isso
aí, cara, uma reunião diária de espinhas e inquietações, habilidades e
temperamentos, o baralho das personalidades se misturando, o jogo das
informações e dos sentimentos rolando nas conversas sem fim, nas andanças sem
cansaço, nas músicas compartilhadas, no refri com três canudos e uma empadinha
pra quatro.
Na turma pouco dá
pra todos, todo mundo divide, cada um contribui, a turma se une partilhando e
repartindo. A turma ri como só na turma se ri.
A turma julga
quando erramos.
A turma castiga
com silêncios e ironias.
A turma te chama,
te reprime, te liberta, te revela, te rebela, te maltrata, te orgulha, te ama e
te envolve, te afasta e te atrai, mas a turma é assim porque a turma é a turma.
Até o dia em que –
disse a todos meus filhos – cansamos de ter turma e passamos a ser gente. E
todos me disseram que sou um chato, mas o primogênito hoje já concorda: o tempo
da turma passa.
Mas, aqui entre
nós, como dá saudade!
PELEGRINI, Domingos. Ladrão
que rouba ladrão e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2004.
QUESTÃO
01.
Conforme sugere o título, o texto tem como tema a turma.
Que aspecto relacionado ao tema é abordado nele de modo especial?
A) A influência da família e da sociedade sobre o
comportamento do adolescente.
B) A influência do grupo de adolescentes sobre cada um de
seus integrantes.
C) A influência dos pais dos adolescentes sobre a turma.
D) O sentimento de revolta do adolescente em relação às
pressões do grupo social.
QUESTÃO
02.
Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz
melhor a postura do narrador em relação ao tema abordado.
A) Com um olhar adulto e distanciado, o narrador faz uma
crítica ao comportamento infantil e dependente dos adolescentes que participam
de uma turma.
B) Com uma visão saudosista, o narrador se lembra dos
bons momentos que viveu com sua turma e do quanto foi feliz naquela época.
C) O narrador faz uma reflexão crítica sobre o
comportamento dos adolescentes que vivem em turmas, mas dá ao tema um enfoque
pessoal e sentimental.
D) De uma maneira impessoal, o narrador faz uma reflexão
crítica sobre o comportamento dos adolescentes que vivem em turmas.
QUESTÃO
03.
No trecho “Na turma pouco dá pra todos, todo mundo
divide, cada um contribui”, que princípio ou valor é destacado positivamente no
comportamento da turma?
A) a inveja, a ganância.
B) as partilha, a indiferença.
C) a solidariedade, a partilha.
D) a felicidade, a alegria.
QUESTÃO
04.
No 2º parágrafo, o narrador afirma que, quando em turma,
o adolescente perde a racionalidade. Para comprovar seu ponto de vista, ele
apresenta argumentos embasados no comportamento dos adolescentes. Qual
argumento NÃO foi utilizado pelo autor?
A) Ficar horas conversando sentados num meio fio.
B) Trocar o hábito de comer chocolate por tomar só água
com limão.
C) Trocar o uso de cabelo comprido pelo corte careca.
D) Não assistir a programas de televisão.
QUESTÃO
05.
Considerando o texto I, é CORRETO afirmar:
A) defende um ponto de vista.
B) narra fatos
fictícios.
C) transmite conhecimentos.
D) orienta comportamentos.
QUESTÃO
06.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta
uma oração com sujeito oculto.
A) “o tempo da
turma passa.”
B) “A turma castiga com silêncios e ironias.”
C) “A gente é um ser racional...”
D) “... fiz parte da turma...”
QUESTÃO
07.
Releia a frase: “Agora, se a turma resolver cortar
careca, ele aparecerá de repente
careca no café da manhã e nem quererá
falar no assunto – qual o problema em cortar careca?” Os verbos em destaque
expressam:
A) ideia de uma ação ocorrida no passado e anterior a
outra ação também passada.
B) ideia de uma ação futura que ocorreria desde que uma
condição fosse atendida antes.
C) ideia de uma ação habitual ou contínua.
D) ideia de uma ação que ocorrerá num futuro em relação
ao tempo atual.
QUESTÃO
08.
De acordo com a nova regra de ortografia, qual sequência
de palavras se encaixa no mesmo grupo de acentuação?
A) incômodo / própria.
B) primogênito / alguém.
C) silêncios / aniversário
D) aí / três
QUESTÃO
09.
Em qual das
orações um pronome substantivo NÃO foi destacado?
A) “E todos me
disseram que sou um chato (...)”.
B) “Ele nem
ouvirá.”
C) “Até o dia em que – disse a todos meus filhos (...).”
D) “A turma te
chama”.
GABARITO
1B/ 2C/ 3C/ 4D/ 5A/ 6D/ 7D/ 8C/ 9C
Uso muito o seu material. Acho muito bom! Muito obrigada!
ResponderExcluirObrigada! Fico feliz por compartilhar materiais que utilizo em minhas aulas.
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