quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO-EF69LP48 X) Reconhecer e Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursosexpressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc) 8° ANO

Leia este poema, de Carlos Queiroz Telles:

Este corpo que agora me veste
ainda é casca
e casulo
de um outro bicho
que cresce.

Esta capa que me acompanha
desde os tempos
de criança
desce inútil aos meus pés.

Sou a ponte
que me liga.

Sou o gesto
que me une.

Sou o fui
e o serei.
Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança e
é promessa,
recordação e
esperança,
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.
 (Sementes de sol. São Paulo: Moderna, 1992. p. 36-7.)


QUESTÃO 1
Leia estas afirmações.
l. Quanto às ideias que apresenta, esse texto pode ser dividido em duas partes. II. A 1ª parte reúne as estrofes 1 e 2 e trata das transformações físicas do eu lírico.
III. A 2ª parte é formada apenas pela última estrofe, que trata da identidade do eu lírico em um momento de mudanças.
IV. Na 1ª parte, o eu lírico compara-se a um animal em transformação. Com base nessas afirmações, pode-se concluir que
A) apenas a III está correta.
B) III e IV estão corretas.
C) II e III estão corretas.
D) I, II e IV estão corretas.

QUESTÃO 2.
Na 2ª estrofe, o eu lírico faz referência a uma capa, que “desce inútil” a seus pés, como se ele estivesse se despindo de uma “roupa” que o acompanhara por longo tempo. De que tipo de roupa ele estaria se desfazendo?
A) Da “roupa” (ou do papel) de criança.
B) Dos sentimentos contraditórios.
C) Das mudanças.
D) Das recordações.

QUESTÃO 3.
Ao comparar-se a um animal em transformação, na 2ª parte do texto, o eu lírico tenta definir a si mesmo, fazendo uso de linguagem figurada. Nos versos “Sou o fui / e o serei”, os verbos destacados são substantivados. Que substantivos podem substituir esses verbos sem que haja mudança de sentido?
A) Passado e futuro.
B) Recordação e esperança.
C) Mudanças e lembrança.
D) Tempo e promessa.

SÃO OS HORMÔNIOS QUE FALAM POR ELE
O “não” que o jovem diz aos adultos é muitas vezes mera reação química
  Uma das principais características aparentes da adolescência é que é nessa fase que o garoto começa a dizer "não". Mais do que isso. O "não" é a sua resposta pronta a todas as perguntas. "Quer tomar banho?" "Não." "Vista um agasalho porque está frio." "Não." "Vá fazer o dever de casa." "Não." É necessário pensar um pouco sobre o significado desse "não". Não se trata apenas de uma resposta recorrente. É mais do que isso. O "não" organiza o mundo interno de um adolescente. O cérebro de um rapaz nessa fase é como um exército repentinamente surpreendido pelo ataque de um inimigo - no caso, os pais com suas ordens. Apanhados distraídos no acampamento, os soldados desse batalhão precisam de um tempo para se preparar para o combate. O "não" faz com que eles ganhem tempo para essa preparação. Defendido e organizado, o comandante desse exército - seu filho - poderá até tomar banho, vestir o agasalho ou fazer o dever de casa. Mas ele fará isso porque ELE quer. Afinal, o adolescente não é mais uma criança que apenas obedece a ordens. Ele está na fase de questionar, entender e aceitar apenas o que julgar justo ou coerente. Mesmo que sua percepção do que seja "justiça" ou "coerência" pareça completamente amalucada.

QUESTÃO 4.
A adolescência é um período de muitos questionamentos. Segundo o texto, por que o adolescente sempre se opõe a tudo o que lhe é dito?
A) Porque ele sempre se opõe a tudo, uma vez que não consegue compreender os adultos.
B) Porque não é mais criança e não obedece a ordens.
C) Porque ele precisa de um tempo para pensar melhor sobre o assunto, enquanto desvenda as frequentes “investidas dos adultos”.
D) Porque ele tem a percepção prejudicada pelos hormônios.

QUESTÃO 5.
Como se explica que o adolescente, às vezes, acate as ordens dos pais?
A) Porque ele pode ter interesse pela proposta feita pelos pais. Então, ele analisa e toma suas próprias decisões, que podem coincidir com o que os pais desejam.
B) Porque, às vezes, ele é apanhado distraído.
C) Porque, às vezes, ele teme as reações dos pais.
D) Porque, às vezes, ele sente-se inseguro e concorda com os pais.

QUESTÃO 6.
De acordo com o texto, a atitude de independência do jovem é normal?
A) Não, pois o adolescente não é um adulto e não precisa assumir responsabilidades.
B) Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, mas não precisa assumir suas opções.
C) Não, pois o adolescente age apenas por impulso, “bombardeado” pelos hormônios.
D) Sim, pois o adolescente já é praticamente um adulto, precisa fazer suas opções e assumi-las.

QUESTÃO 7.
Anda logo, que você já está atrasado!” Em que pessoa gramatical essa forma do imperativo está conjugada?
A) Ela está conjugada na 2ª pessoa do singular.
B) Ela está conjugada na 3ª pessoa do singular.
C) Ela está conjugada na 2ª pessoa do plural.
D) Ela está conjugada na 1ª pessoa do plural.


GABARITO

1D/ 2A/ 3A/ 4C/ 5A/ 6D/ 7A/ 

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