terça-feira, 21 de abril de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE POEMA:- ALICE RUIZ -(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) -9° ANO

ANALISANDO POEMA: 9° ANO
de que seda                                    pedaço que pedaço
é a tua pele?                                   sonho que teço
                                                      

de que fogo                                     que jogo
minha sede?                                    nos vence?
                                                        
de que vida                                      cedo
tua vinda?                                        mais cedo
                                                         do que penso
Alice Ruiz (trabalhando com a linguagem: Givan Ferreira, Isabel C. Cordeiro, Maria aparecida A. Kaster, Mary Marques.)

     Análise do poema
 1)Observe os versos:
“ de que seda /é tua pele ?” neles o eu-lírico revela algo sobre à pessoa amada. Descreva isso.

2) Nos versos a seguir o autor emprega duas ideias contrárias e qual o objetivo desse recurso?

3) Qual significado a palavra cedo pode ter em cada um dos versos do poema?

4) O poema é composto por seis estrofes, quatro se iniciam por uma forma interrogativa (“de que”, “que”) e no final tem um ponto de interrogação. É uma construção linguística que contribui para caracterizar os sentimentos do eu-lírico?

5) O poema de Alice Ruiz está sem título. Sugira um título e justifique sua resposta.

 GABARITO

1-Ele revela que o toque na pele da pessoa amada é bom, suave. Percebe-se sensibilidade ao toque.

2-As ideias são de sofrimento e esperança. E o recurso é usado para mostrar que o amor pode causar sofrimento, mas também pode fazer as pessoas sonharem com a felicidade.

3- a) Cedo (verbo e verbo): eu cedo e nem penso muito, penso pouco e cedo mais;
b) Cedo (verbo e advérbio):Eu cedo antes do que penso;

c) Cedo (advérbio e advérbio): o amor me vence cedo / logo, antes mesmo do que eu pensava.

4- Sim, pois revela um eu-lírico calmo em relação ao que sente e à pessoa amada.

5- Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário