segunda-feira, 20 de abril de 2015

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO- POEMA- EF69LP53 C) Ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), - 9° ANO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: GÊNERO TEXTUAL POEMA.- 9° ANO

 POEMA DOS OLHOS DA AMADA


Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe dos breus...

Ó minha amada
Que olhos os teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus...

Ó minha amada
Que olhos os teus
Se Deus houvera
Fizera-os Deus
Pois não os fizera
Quem não soubera
Que há muitas era
Nos olhos teus.

Ah, minha amada
De olhos ateus
Cria a esperança
Nos olhos meus
De verem um dia
O olhar mendigo
Da poesia
Nos olhos teus.
(Vinícius de Moraes.In: Poesia completada e prosa.)

Exercícios
1) A quem o eu -poético ( pessoa que fala no poema ) se dirige?
2) De que maneira o poeta descreve os olhos da pessoa amada na primeira estrofe?
3) Qual é o assunto principal do texto?
4) Como o autor descreveria os olhos da amada na linguagem comum? (conotativo).

gabarito
1) O  poeta se dirige a pessoa amada.
2) " ...os olhos teus/são cais noturnos/cheios de adeus/são docas mansa/Trilhando luzes..."
3) O assunto é o profundo sentimento do poeta pela pessoa amada.
4) Seus olhos escuros são calmos,profundos e cheios de mistérios.

2 comentários: