Apresentação física
do texto
Quando se produz um texto, individual ou em grupo, deve-se
ter uma série de cuidados para valorizar o trabalho realizado e respeitar as
pessoas que irão lê-lo.
É importante que o texto esteja bem distribuído na folha,
que a letras seja clara e legível e que haja capricho.
A apresentação física do texto retrata seu autor ou autores.
Pontos importantes a
serem observados:
TÍTULO
* Não se esqueça de dar título ao seu texto.
* Coloque-o no meio da linha.
* Deixe um espaço entre título e texto.
LEGIBILIDADE
* Desenhe as letras com cuidado.
* Acentue todas as palavras que devem ser acentuadas, não
deixe de pingar a letra i e j.
* Coloque o til no lugar certo e não confunda o i com e.
PARÁGRAFO
* Use sempre o mesmo espaço dado ao primeiro parágrafo.
*Lembre-se: travessões são colocados depois do espaço do
parágrafo.
CAPRICHO
* Evite rasuras, borrões, manchas.
OUTROS LEMBRETES
* Divida as palavras corretamente ao final da linha
(sílabas).
*Use sinais de pontuação no final dos períodos.
* Exponha, com clareza, suas ideias.
VOCABULÁRIO
* Consulte sempre um dicionário. Ele garante o
desenvolvimento do vocabulário.
* A leitura é a melhor fonte para a formação de um bom
escritor.
CONTEÚDO
ESTRUTURA TEXTUAL
*O texto contém respostas ás questões: quem? O que? Quando? Onde?
Como? Por que?
* A sequência do acontecimento corresponde à história
narrada?
*O que está faltando é importante? Torna o texto inviável?
*Quem é o narrador (primeira ou terceira pessoa?)
Depois dessas dicas é
a hora de iniciar os trabalhos com a turma.
Trabalho individual
interdisciplinar. ( português e matemática ).
*Desenhe três figuras geométricas planas, sobrepostas, isto
é uma dentro da outra. Na ordem e tamanho que preferir.
Exemplo:
As figuras deverão ser coloridas de acordo com as
orientações abaixo:
*Peça para os alunos pensarem no seu passado: alegrias, tristezas,
amizades. Colora o retângulo com a cor que simboliza o seu passado.
*A seguir é preciso pensar no presente: momentos fortes,
alegrias, emoções, decepções. Escolher a cor que simboliza o presente e colorir
o losango.
*Agora é a vez do círculo. Pense em seu futuro:
Perspectivas, esperanças... Escolha a cor que reflita a sua perspectiva e
colora o círculo.
Desenvolvimento do
trabalho com o aluno)
*Escreva sobre você: quem foi, quem é, quem pretende ser.
*Faça a releitura do que você escreveu.
* Observe se o texto está claro e se respondeu às perguntas da
estrutura textual.
*Quem é o narrador?
*Feito isso apresente seu desenho; justifique as cores
escolhidas.
* Fale sobre você e leia o que escreveu.
*Ouça com atenção a leitura dos textos de seus colegas,
anote informações para a discussão dos trabalhos com a turma e a professora.
*Esse trabalho pode ser adaptado para trabalho em grupo.
Motivação do trabalho
*Leitura e apreciação
dos textos produzidos.
*Verificação de
comunicabilidade.
*Estrutura textual.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, André
Ferreira de; FERREIRA, Ângela Maria Franco; LOPES, Modestina Maria Amaral;
SOARES, Suely Gonçalves. Português Hoje: A Comunicação Viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário