quarta-feira, 8 de abril de 2015

INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO ALUNOS DE 7° ANO


Apresentação física do texto
Quando se produz um texto, individual ou em grupo, deve-se ter uma série de cuidados para valorizar o trabalho realizado e respeitar as pessoas que irão lê-lo.
É importante que o texto esteja bem distribuído na folha, que a letras seja clara e legível e que haja capricho.
A apresentação física do texto retrata seu autor ou autores.
Pontos importantes a serem observados:

TÍTULO
* Não se esqueça de dar título ao seu texto.
* Coloque-o no meio da linha.
* Deixe um espaço entre título e texto.

LEGIBILIDADE
* Desenhe as letras com cuidado.
* Acentue todas as palavras que devem ser acentuadas, não deixe de pingar a letra i e j.
* Coloque o til no lugar certo e não confunda o i com e.

 PARÁGRAFO
* Use sempre o mesmo espaço dado ao primeiro parágrafo.
*Lembre-se: travessões são colocados depois do espaço do parágrafo.

 CAPRICHO
* Evite rasuras, borrões, manchas.

OUTROS LEMBRETES
* Divida as palavras corretamente ao final da linha (sílabas).
*Use sinais de pontuação no final dos períodos.
* Exponha, com clareza, suas ideias.

VOCABULÁRIO
* Consulte sempre um dicionário. Ele garante o desenvolvimento do vocabulário.
* A leitura é a melhor fonte para a formação de um bom escritor.


CONTEÚDO
ESTRUTURA TEXTUAL
*O texto contém respostas ás questões: quem? O que? Quando? Onde? Como? Por que?
* A sequência do acontecimento corresponde à história narrada?
*O que está faltando é importante? Torna o texto inviável?
*Quem é o narrador (primeira ou terceira pessoa?)

Depois dessas dicas é a hora de iniciar os trabalhos com a turma.
Trabalho individual interdisciplinar. ( português e matemática ).
*Desenhe três figuras geométricas planas, sobrepostas, isto é uma dentro da outra. Na ordem e tamanho que preferir.
Exemplo:
As figuras deverão ser coloridas de acordo com as orientações abaixo:

*Peça para os alunos pensarem no seu passado: alegrias, tristezas, amizades. Colora o retângulo com a cor que simboliza o seu passado.
*A seguir é preciso pensar no presente: momentos fortes, alegrias, emoções, decepções. Escolher a cor que simboliza o presente e colorir o losango.
*Agora é a vez do círculo. Pense em seu futuro: Perspectivas, esperanças... Escolha a cor que reflita a sua perspectiva e colora o círculo.

Desenvolvimento do trabalho com o  aluno)

*Escreva sobre você: quem foi, quem é, quem pretende ser.
*Faça a releitura do que você escreveu.
* Observe se o texto está claro e se respondeu às perguntas da estrutura textual.
*Quem é o narrador?
*Feito isso apresente seu desenho; justifique as cores escolhidas.
* Fale sobre você e leia o que escreveu.
*Ouça com atenção a leitura dos textos de seus colegas, anote informações para a discussão dos trabalhos com a turma e a professora.
*Esse trabalho pode ser adaptado para trabalho em grupo.

Motivação do trabalho
*Leitura e apreciação dos textos produzidos.
*Verificação de comunicabilidade.
*Estrutura textual.


REFERÊNCIAS:


CARVALHO, André Ferreira de; FERREIRA, Ângela Maria Franco; LOPES, Modestina Maria Amaral; SOARES, Suely Gonçalves. Português Hoje: A Comunicação Viva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário