domingo, 12 de março de 2017

ATIVIDADES COM COERÊNCIA E COESÃO - 2° ANO - ENSINO MÉDIO

COESÃO E COERÊNCIA
 Morfologia X Sintaxe / Coesão X Coerência
Morfologia X Sintaxe
Morfologia
: Estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a qual ela pertence.
Sintaxe
: Estuda a função que as palavras desempenham dentro da oração.

Coesão X Coerência
Coesão
: trata-se, basicamente, das articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações e frases.
Coerência
: trata-se de quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.
A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força do pensamento. Estas têm o poder de transformar e de conscientizar.

EXERCÍCIOS

1- Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a- Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)

R. Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque...) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.

b- O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)

R. O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.  

2- Sobre a coerência textual, é incorreto afirmar:

a) A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, própria daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

b) Por serem os sentidos elementos subjetivos, podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada, pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto.

c) A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

d) A não contradição, a não tautologia e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual.

e) A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos, elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual.

R - Alternativa “e”. O uso adequado dos conectivos é um importante mecanismo de estruturação do texto, seja nos aspectos relacionados à semântica, seja nos aspectos relacionados à sintaxe. Um texto pode ser coerente sem conectivos, contudo, esses elementos garantem dois movimentos de leitura essenciais em uma redação: 

3- Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto,mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos,com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
R- A - A locução ‘’além disso’’ estabelece coesão e marca uma sequência de ideias e enumera os benefícios de um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada. A expressão introduz mais ideias em consonância com as apresentadas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário