segunda-feira, 20 de março de 2017

ATIVIDADES COM POEMA E MUSICALIDADE- 1° ANO ENSINO MÉDIO


POEMA E MUSICALIDADE

 O poema é um tipo de texto que tem estreita relação com a música. No mundo ocidental, a poesia nasceu para ser cantada com acompanhamento musical.
Mesmo depois de passarem a ser produzidos sem acompanhamento musical, os poemas guardaram como uma de suas características fundamentais, a musicalidade; que é obtida pela sonoridade, resultante do ritmo, das combinações de palavras e sons, das repetições, das marcações de sílabas, etc.
 Por isso, para que um poema seja bem compreendido, ele deve ser lido em voz alta, ou declamado. A leitura expressiva, em voz alta, possibilita a descoberta de sentidos não percebidos em uma leitura silenciosa.

RITMO
O ritmo está presente nas nossas atividades diárias, desde o movimento de respiração, passando pela pulsação do coração até as nossas ações.

Na poesia, o ritmo é resultado:
• Da alternância entre sílabas fortes e fracas;
• Da extensão dos versos;
• Da combinação de sons;
• Da repetição de palavras;
• Das rimas.

RIMA
É a repetição de sons semelhantes no interior ou no final dos versos. Os esquemas podem ser:
• Interpoladas – ABBA
• Emparelhadas – AABB
• Cruzadas – ABAB
• Misturadas – outra organização
• Versos brancos – quando não há rimas


FIGURAS DE EFEITO SONORO

A-. Aliteração: é a repetição de uma consoante ao longo de um verso ou ao longo do poema. Leia em voz alta:
Roda mundo, roda vida, roda vento.
Passa tudo, passa tanto, passa tempo.

B-. 
Assonância: é nome dado à figura em que há repetição de vogais iguais ou semelhantes ao longo de um verso ou de um poema.
O tempo é um fio
Bastante frágil.
Um fio fino
Que à toa escapa.

C-. 
Repetição de palavras: recurso muito usado, por isso é muito importante verificar que efeito ela produz no poema.


ATIVIDADES
1- Sobre as características do gênero textual poema, estão corretas as seguintes proposições:
I. O poema deve ser construído sob forma fixa, sempre preservando elementos como a métrica e a musicalidade dos versos.
II. O poema caracteriza-se por ser centrado em um trabalho peculiar com a linguagem. Em geral, reflete o momento e o impacto dos fatos sobre o homem.
III. O poema diferencia-se dos demais gêneros por ser escrito em versos e por possuir um ritmo mais marcado que o ritmo da prosa.
IV. A poesia não é exclusividade do poema: ela é uma atitude subjetiva que pode estar nas mais variadas manifestações artísticas.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) II, III e IV estão corretas. X
d) I e III estão corretas.
e) I, III e IV estão corretas.

Soneto de fidelidade
(Vinicius de Moraes)

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
 
2- Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza. X
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
3- Na estruturação do texto, destaca-se

a) a construção de oposições semânticas.
b) a apresentação de ideias de forma objetiva.
c) o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo.
d) a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes.
X
e) a inversão da ordem sintática das palavras.

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