segunda-feira, 27 de junho de 2022

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL- 9° ANO

Quando a oração complementa o sentido de certos substantivos abstratos, adjetivos e advérbios, tem-se uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Geralmente são iniciadas com preposição.

Ex: Temos certeza  de que ela virá.

Temos certeza - Oração principal: Sujeito + verbo + nome de sentido incompleto.

de que ela virá- Oração subordinada substantiva completiva nominal.

Atividades.

Trecho de entrevista.

Aqui revela à Negócios a chave para descobrir qual o seu plano A, discute à importância de se manter firme nele e fala sobre como tem sido sua vida uma década após o filme.

A -No trecho, três temas são apresentados na entrevista. Quais são eles?

B- Ele revela a chave para descobrir qual é seu plano A.

C- Ele discute a importância de se manter firme no plano A.

D- Fala sobre sua vida dez anos após o filme.

2- Classifique a oração.

Tenho certeza de que gosta de mim.

Tenho certeza / de que gosta de mim.

DICA: A oração principal termina com um nome, não com um verbo e a subordinada fala sobre o nome e não sobre o verbo!

Tenho certeza: Oração Principal.

 De que gosta de mim: Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.

Que: Complemento nominal do substantivo certeza.

3- No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:

a) substantiva objetiva indireta

b) substantiva completiva nominal    x

c) substantiva apositiva

d) substantiva subjetiva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário