segunda-feira, 20 de junho de 2022

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA, OBJETIVA DIRETA E OBJETIVA INDIRETA - 9° ANO

 A oração que funciona como predicativo do sujeito é uma substantiva predicativa. Neste caso, a oração principal apresentará sujeito e verbo de ligação.

Exemplo - O fundamental é/ que você compareça ao evento.

 O fundamental é = sujeito + verbo de ligação. oração principal

Lembrando que o verbo de ligação não exerce ação e sim, liga o sujeito ao seu predicativo.

que você compareça ao evento. oração subordinada substantiva predicativa.

Oração subordinada substantiva objetiva direta

Funciona como o objeto direto do verbo da oração principal.

Está presente na seguinte estrutura.

Minha amiga disse /  que viria ao meu encontro.

Minha amiga disse = oração principal- sujeito mais verbo transitivo direto

Minha amiga disse que viria ao meu encontro. Oração subordinada substantiva objetiva direta

Lembrando que, verbo transitivo direto pede complemento do objeto direto sem auxílio de preposição.

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Funciona como objeto indireto e completa o sentido do verbo transitivo indireto ou seja, o verbo pede complemento de um objeto indireto para que o enunciado tenha sentido.

Exemplo: Os professores gostariam da colaboração de todos.

 Temos um período simples.

 da colaboração de todos completa o sentido do verbo gostar, que é transitivo indireto 

Lembrando que, verbo transitivo indireto pede complemento do objeto indireto com auxílio de preposição.


N

Nenhum comentário:

Postar um comentário