segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PRODUÇÃO DE TEXTOS - TEXTOS JORNALÍSTICOS - 8° ANO-(EF89LP08) Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc.

TEXTOS JORNALÍSTICOS
Linguagem jornalística
Características gerais
·         Clareza
·         Imparcialidade
·         Objetividade
Estrutura gramatical
·         Frases curtas
·         Ordem direta das frases (sujeito + verbo + complemento)
Outras características
·         Evitar o uso excessivo de palavras estrangeiras
·         Escrever o significado das siglas
·         O texto deve ser rico em adjetivações (uso de adjetivos para caracterizar o que está sendo repassado aos leitores; detalhamento)
Estrutura do texto jornalístico
O processo para produzir um texto jornalístico, qualquer que seja o gênero dele, é dividido nos seguintes passos:
·         Pauta: seleção do assunto
·         Apuração: seleção e verificação de informações sobre o assunto
·         Redação: planejamento e organização das ideias no texto
·         Edição: correção e revisão do texto




 Os principais textos jornalísticos e suas características
Notícia
A notícia é um texto meramente informativo. O que isso quer dizer? Ela é um texto que apresenta apenas informações sobre determinado assunto, não há apresentação de opinião do autor da notícia.
Uma notícia é composta por duas partes:
  • LideÉ o primeiro parágrafo do texto. Nele será feito o resumo da notícia, respondendo a questões fundamentais de um texto informativo: o que (fatos), quem (pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como (enredo) e por que (razões, justificativas).
  • Corpo: São as partes do texto que desenvolverão, de forma detalhada, o que foi brevemente apresentado no lide.
Reportagem
reportagem também é um texto informativo, mas, diferentemente da notícia, tem função de criar uma opinião. É por isso que, comumente, dizemos que a reportagem possui função social, que é formadora de opinião.
Editorial
O editorial é um texto dedicado à opinião do jornal. O que seria isso? Quando há algum assunto, principalmente os polêmicos, e o jornal (instituição/empresa/direção) deseja posicionar-se, o editorial é o texto indicado para esse objetivo. O profissional encarregado pela produção desse texto é o editor chefe da redação do jornal, mas não é ele que assinará o editorial. Normalmente, o editorial não vem com assinatura de uma única pessoa, pois representa todo o jornal, e não apenas um indivíduo.
Crônica
A crônica é um texto que tem como característica principal o relato de acontecimentos do cotidiano. Isso é feito por um autor específico, e a sequência narrativa desse texto apresenta marcas subjetivas, reflexões e sentimentos do autor sobre o que foi observado por ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário