terça-feira, 26 de julho de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - LENDA - 7° ANO

O texto abaixo é uma lenda sobre o umbu. Nele há espaços para completar. Preencha os espaços com as palavras abaixo:
Satisfez – disse – resolveu – chegou – respondeu – perguntou – explicou

A lenda do umbu

 No princípio, as árvores eram todas iguais. Mas um dia Deus estava muito contente, porque os diabos e os homens tinham sido derrotados, e --------------- comemorar isso satisfazendo a vontade das árvores.
 ----------------- para a coronilha o que é que ela queria.
 Ela ----------------- que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do machado. Perguntou para o molho. Ele ------------------ que queria assoviar. Perguntou para a figueira do campo. Ela disse que queria ser forte, muito alta, muito bonita.
 E assim Deus foi satisfazendo o pedido de todas as árvores.
 Quando ----------------- a vez do umbu, este disse que queria ter o corpo muito fraco, como madeira à- toa, mas, se fosse possível, queria ser grande, para dar bastante sombra aos homens.
 Deus -------------- a vontade dele, igualmente, mas antes perguntou por que queria ter madeira fraca e mole, enquanto todas as árvores queriam ser fortes e duras como a coronilha. Então o umbu ------------- que queria que a sua madeira pudesse servir, algum dia, para cruz e sacrifício de um santo. E desde aí o umbu é assim.
                                                          Henriqueta Lisboa

ATIVIDADES
1- Que estratégia, isto é, que ação, você utilizou para completar os espaços, de maneira a deixar o texto com sentido? A estratégia utilizada foi a de observar se a palavra estava de acordo com a frase, de modo a completar o seu sentido.

2- As palavras que foram encaixadas no texto são nomes, características, ações ou qualidades? São ações.

3- De acordo com o segundo parágrafo do texto, qual foi a atitude de Deus? Perguntou a coronilha o que ela queria.

4- O que fez a coronilha? Respondeu que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do machado.

5- Você acha que perguntar e responder podem ser considerados como ações? Sim, São coisas que Deus e a coronilha fizeram. São, portanto, ações feitas pelas personagens da história.

6- Construa frases com ações, que já acontecera ou que vão acontecer..
 EX: “Perguntou para a figueira do campo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário