sexta-feira, 22 de julho de 2016

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - FÁBULA - 6° ANO

O alce e os lobos - fábula
Leia o texto abaixo:
O alce e os lobos
  A água do lago estava tão limpa que refletia as imagens da floresta como um espelho. Todos os animais que foram beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados, mas foram embora. E assim passou pelo lago uma porção de animais.
Até que chegou um bando de alces que se espalhou pelas margens. Um deles abaixou a cabeça para beber e parou e parou, olhando para os seus chifres:
  - Que lindo par de galhos! Que maravilha é a minha imagem, com esta bonita cabeça!
  De repente, observando as próprias pernas, compridas e finas, ficou desapontado e disse:
  - Nunca tinha reparado, nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
  Enquanto examinava sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos ferozes que afugentara todos os seus companheiros.
  Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos.
Por fim o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras. Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
 - Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Se não fossem as minhas pernas...
Moral: "Não devemos valorizar só o que é bonito, sem valorizar o que é útil."
Fábula de La Fontaine

ATIVIDADES
1-Você sabe o que é um alce? A partir da história lida, dê características dessa personagem do texto. O alce é um animal que tem um par de chifres ou galhos na cabeça, pernas compridas e finas, mas fortes e ligeiras.

2- Idendifique no texto, o que faz com que os animais comecem a observar a si mesmos. A beleza dos seus aspectos físicos.

3- A história vivida pelos animais representa algumas atitudes do ser humano?  Resposta pessoal.

4- Quais são os primeiros animais que param e olham seus reflexos na água? Qual a reação deles? São os ursos. Eles ficam admirados e vão embora.

5- Quais são as reações do alce ao observar o seu reflexo na água? Primeiro, admira os chifres e sua imagem. Em seguida, observa as pernas e as acha feias.

6- Um fato faz com que o alce saia correndo, desesperado. Localize, no texto, o trecho que traz essa informação. Enquanto olhava para seu corpo, uma alcateia de lobos foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado.

7- Explique o que faz o alce refletir sobre a imagem que faz de si mesmo. Quando fugia dos lobos, o alce prendeu o lindo chifre em uma árvore e, por isso, quase foi devorado. No entanto as suas pernas feias, mais fortes e ligeiras que as do lobo, foram fundamentais para salvar a sua vida. Com isso, ele percebeu que, num momento vital, a beleza que tanto prezava de nada lhe valia.

8- Na sua opinião, a moral da história está de acordo com o texto? Sim. O texto mostra que o alce dava tanta importância à beleza que não percebia que outros fatores devem ser valorizados. Depois descobriu que a beleza, no momento de dificuldade, foi inútil. A moral da história confirma a ideia de que a beleza nem sempre tem valor.

9- Qual deve ser a intenção do autor ao construir histórias com moral? Na moral da história, o autor tem a intenção de sugerir um valor, uma mensagem, um ensinamento, um conselho, uma lição prática, uma reflexão para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário