domingo, 10 de abril de 2016

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA TIPOS DE FRASES - 6° ANO

Frase 6° ano
 É todo enunciado de sentido completo, constituído por uma palavra ou um conjunto de palavras, capaz de estabelecer comunicação. 

  Inicia-se com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.

Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo, dá sentido a frase, para saber do que a pessoa está falando. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. 
Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:


Ela é uma menina estudiosa? (expressa um pedido de informação, está fazendo uma pergunta).
Ela é uma menina estudiosa!!! (expressa uma critica). 
Ela é uma menina estudiosa. (expressa uma declaração)

Os tipos de frases 
Interrogativa: Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [ ? ]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. 

Exemplos: 
1. Onde você vai almoçar hoje? 
2. Você já fez sua lição de casa? 
3. Quando você vai me levar ao cinema? 

Declarativa: Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [ . ]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. 

Exemplos: 
1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó. 
2. Já terminei toda a minha lição de casa. 
3. No final de semana nós iremos ao cinema. 

Imperativa: Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite

Exemplos: 
1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem) 
2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido) 

Exclamativa: Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação. 

Exemplos: 
1. Nossa que legal!! 
2. Oba, vamos ao cinema!! 
3. Não quero mais ver você na minha frente!! 

Frases nominais e verbais 
frase nominal é a frase que não tem verbos, constituída, portanto, apenas por nomes. 
Uma frase curta, incisiva que tanto pode expressar ações quanto apontar os elementos essenciais de um quadro numa descrição. 


Exemplos: 
Blusa da Bia. 
Menina feliz. 

As 
frases verbais são frases que possuem verbos

Exemplos: 
Corra até o carro. 
Pule bem alto! 
ATIVIDADES - TIPOS DE FRASES
Atividades da Gramática

1. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!! Isso não se faz.
b) Por favor! traga-me um copo com água.
c) Devolva meu brinquedo!
d) Quando você terá juízo?
e) Não vou brincar com a boneca.
f) Por que você não foi à escola?
g) Gosto de estudar.
h) Nossa! Que susto!

2. Informe se as frases abaixo são nominais ou verbais.

a) O menino e o Lobo.
b) Ele é um menino levado.
c) Consertei seu brinquedo.
d) Coitada daquela garota.
e) A menina arrancou a cabeça da boneca.
f) O velho e o mar.
g) Não fomos ao parque.
h) Por favor! Empreste-me seu livro.

3. Crie frases com as seguintes palavras.

a) escola          b) telefone          c) computador        d) livro

4) Das frases que você elaborou, no exercício anterior, quais são nominais e quais são verbais.

5) Coloque (FA) para as frases afirmativas e (FN) para as frases negativas.

a) (   ) Sempre gostei de estudar.
b) (   ) Eu tenho um blog na internet.
c) (   ) As meninas escrevem mais sobre sentimentos.
d) (   ) Não tenho outra caneta com esta cor.
e) (   ) Helena e Vitória não foram à escola.
f) (   ) Júnior é um garoto mimado.
g) (   ) Não jogarei futebol no domingo. 


3 comentários: