Classificação e emprego dos numerais
O numeral é a palavra que indica a quantidade
de elementos ou sua ordem de sucessão.
Dependendo do que o
numeral indica, ele pode ser:
Cardinal:
É o numeral que indica a quantidade de seres.
Ordinal: É o numeral que indica a ordem de sucessão, a posição ocupada por um ser numa determinada série.
Multiplicativo: É o numeral que indica a multiplicação de seres.
Fracionário: É o numeral que indica divisão, fração.
Ordinal: É o numeral que indica a ordem de sucessão, a posição ocupada por um ser numa determinada série.
Multiplicativo: É o numeral que indica a multiplicação de seres.
Fracionário: É o numeral que indica divisão, fração.
Exercícios sobre
numerais
1- Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
2- Assinale o que estiver correto.
a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior se lê “décimo sexto”.
c) Duodécuplo significa duas vezes; dodecuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois e forma estão corretas.
e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.
a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior se lê “décimo sexto”.
c) Duodécuplo significa duas vezes; dodecuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois e forma estão corretas.
e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.
3- Assinale a alternativa incorreta.
a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.
a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.
4- Ele obteve o … (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro
5- Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido
indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e) n.d.a.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e) n.d.a.
6- Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo. (1)período de seis
anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro
7-Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo
8-Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos
e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos:
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário).
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário),
e) um (cardinal), primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário).
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário).
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário),
e) um (cardinal), primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.
9- Assinale a alternativa correta.
a) 0s substantivos são, tabelião, pão, alemão e cidadão fazem o plural mudando -ão em -ães.
b) A torre e altíssima. A palavra destacada é adjetivo e está no grau superlativo absoluto analítico.
c) Vendi todos os livros a uns alunos. As palavras destacadas são pronomes definidos.
d) O dobro do meu dinheiro é igual à metade do teu. As palavras destacadas são numerais multiplicadores.
e) Levaram-me o caderno. A palavra desta cada é pronome pessoal oblíquo. maiseducativo
a) 0s substantivos são, tabelião, pão, alemão e cidadão fazem o plural mudando -ão em -ães.
b) A torre e altíssima. A palavra destacada é adjetivo e está no grau superlativo absoluto analítico.
c) Vendi todos os livros a uns alunos. As palavras destacadas são pronomes definidos.
d) O dobro do meu dinheiro é igual à metade do teu. As palavras destacadas são numerais multiplicadores.
e) Levaram-me o caderno. A palavra desta cada é pronome pessoal oblíquo. maiseducativo
Respostas dos
exercícios
1- b, 2- d, 3- d, 4-
a,5- a, 6- 3, 5, 1, 4, 2 7- d, 8- b
Nenhum comentário:
Postar um comentário