SUBSTANTIVO
1. No texto que segue, classifique os
substantivos destacados de acordo com o código
A) substantivo próprio
B) substantivo comum, concreto
C) substantivo comum, abstrato
B) substantivo comum, concreto
C) substantivo comum, abstrato
"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do cruzeiro resplandece."
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do cruzeiro resplandece."
(Hino Nacional Brasileiro, letra de Joaquim Osório Duque
Estrada sobre música de Francisco Manuel da Silva)
1.
|
Brasil (A)
|
2.
|
sonho (C)
|
3.
|
raio (B)
|
4.
|
amor (C)
|
5.
|
esperança (C)
|
6.
|
céu (B)
|
7.
|
imagem (B)
|
8.
|
Cruzeiro (B)
|
2. É largamente usada a formação de
substantivos abstratos por sufixação a partir de adjetivos, verbos ou mesmo do
próprio substantivo. Dê os substantivos abstratos correspondentes aos
concretos:
9.
|
desmatar (desmatamento)
|
10.
|
conter (contenção)
|
11.
|
magro (magreza)
|
12.
|
corajoso (coragem)
|
13.
|
doce (doçura)
|
14.
|
tirano (tirania)
|
15.
|
rei (reinado)
|
16.
|
sacerdote (sacerdócio)
|
3. Sublinhe o substantivo coletivo que
há em cada uma das frases que seguem; indicando, entre parênteses, o ser ou
seres a que ele se refere.
a. O museu possui em seu acervo todas as obras de Zawagge. (obras)
b. A única alteração no gabinete foi a saída repentina do Ministro das
Comunicações. (ministros de estado)
c. Havia um indivíduo de hábitos suspeitos na tripulação. (profissionais que trabalham em uma embarcação, aeronave etc)
d. Prenderam os integrantes do bando que assaltava caminhões. (assaltantes)
e. A frota brasileira
navegava em águas tranquilas. (navios)
f. O presbítero mandou abrir o hinário na página 32. (hinos)
g. A matilha seguia
os caçadores. (cães)
h. Ontem, fomos visitar uma pinacoteca. (quadros)
i. Alguns policiais disfarçados estavam de olho na corja que saiu do barco. (gente de má conduta)
j. Os pescadores estavam felizes por causa do cardume que pegaram. (peixes)
4. Reescreva as frases, trocando o
substantivo em negrito pelo coletivo adequado, fazendo as necessárias
adaptações:
a. Ao fundo da chácara, ele mantinha uma criação de abelhas em caixas de madeira. (Ao fundo da chácara, ele mantinha
uma criação de colmeias (enxames) em caixas de madeira.)
b. Os lobos correram
em nossa direção. (A matilha correu
em nossa direção.)
c. O professor gostou da seleção de textos poéticos de Chico Buarque. (O professor gostou da antologia poética
de Chico Buarque.)
d. Estes são os atores que irão apresentar a nova peça. (Este é o elenco que irá
apresentar a nova peça.)
e. Os porcos precipitaram-se
pelo penhasco. (A vara precipitou-se
pelo penhasco.) www.interpretacaodetexto
Ajudou-me bastante.
ResponderExcluir