quinta-feira, 7 de maio de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, - 7° ANO -

INTERPRETAÇÃO – 7° ANO – A LINGUAGEM DO TEXTO

ATIVIDADES

1 – Manchete de jornal

Acidente de ônibus deixa 30 feridos na BR O40 no feriado passado.

Agora veja este trecho de um texto.

“Nada acontece por acidente em tiras de histórias em quadrinhos. Afinal, elas não têm movimento, som, etc.

Responda:
A – A palavra acidente tem, nos dois casos, o mesmo significado? Explique sua resposta.

2 – Considere o quadro abaixo sobre os diferentes usos da palavra meio.


Meio pode significar “metade”. Associa-se a substantivos e pode ser usada no feminino e no plural.
Meio pode significar “um pouco”. Nesse caso não admite variação de forma (não tem feminino, nem plural).
Meio pode significar “modo, jeito. Nesse caso é um substantivo e admite plural.

Agora substitua os espaços das frases por uma forma adequada da palavra meio.

A) “Pássaro bobo. Deve estar______ cego.
B) Ave engraçada. Deve estar______ cega.
C) Será que o passarinho teria forças para voar durante _______ hora.
D) Às vezes, a vida é _________ monótona e um hospital.
E) Ela nunca diz claramente o que pensa; sempre usa______ palavras.
F) A porta da jaula ainda estava ________ aberta.
G) A mãe das maritacas, _____ desesperada, não viu outros ______de libertar os filhotes.

GABARITO
1 – Não. Na manchete, acidente significa “desastre”; no texto, significa “casualmente”, “por acaso”.
 2 -  meio, meio, meia, meio, meias, meio, meio e meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário