Leia:
Você sabia que
existem ilhas de plástico?
As sacolas plásticas que embalam suas compras podem ir
parar no meio do oceano. É sério! Nessas áreas, elas (e outras embalagens
similares) formam grandes “ilhas de lixo”, ou melhor, regiões de alta
concentração de plásticos. Você deve estar se perguntando como as sacolas podem
viajar tanto. A resposta está no descarte sem qualquer cuidado, diretamente nas
ruas, de onde podem ser arrastadas pelas chuvas até chegarem a um rio. E como
os rios desembocam no mar, pronto! Lá estão elas!
Agora, pense: quem está por trás de tudo isso? Sim, o ser
humano. Pode ser difícil de acreditar, mas muita gente acha que ruas, áreas
verdes, rios e os próprios mares são lugares propícios para descartar lixo.
Essas pessoas não imaginam as consequências disso para o meio ambiente. Os
plásticos, por exemplo, não se desintegram facilmente. Mesmo depois de meses
viajando na água salgada, eles continuam inteiros, boiando pelos mares e acabam
sendo sugados por algum dos grandes redemoinhos, conhecidos como “gyros”, que
estão presentes nos oceanos. Assim, os plásticos se acumulam nessas regiões e
formam gigantescas ilhas de lixo, que hoje cobrem cerca de 700 mil quilômetros
quadrados – seis vezes o tamanho do Acre!
Mas nem todo plástico boia. Há muito lixo debaixo da água
também. Garrafas, redes de pesca e um monte de outras coisas que as pessoas
jogam foram se acumulam não apenas nas proximidades desses redemoinhos – há
lixo nas praias brasileiras e até nas isoladas ilhas da Antártica!
Toda essa sujeira prejudica os animais marinhos. As aves
podem ficar presas em pedaços de plástico e as tartarugas morrem sufocadas ao
confundir sacolas e outras embalagens com as águas-vivas de que elas se
alimentam. Para resolver esse problema, precisamos reduzir o lixo, produzir
mesmo embalagens descartáveis e conseguir que as indústrias reciclem mais
plástico. Você está fazendo sua parte nessa história?
João Paulo Machado Torres.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 252.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão
1
No segmento “Os
plásticos, por exemplo, não se desintegram facilmente.”, o vocábulo
sublinhado indica:
(
) lugar.
(
) modo.
( ) tempo. X
Questão 2.
O autor do texto
conversa diretamente com o leitor na passagem:
(
) “Agora, pense: quem está por trás de tudo isso? Sim, o ser humano.” X
(
) “Há muito lixo debaixo da água também.”
( ) “Toda essa sujeira prejudica os animais marinhos.”
Questão 3
“[…]
precisamos reduzir o lixo, produzir mesmo embalagens descartáveis e conseguir
que as indústrias reciclem mais plástico. Você está fazendo sua parte nessa
história?”
Nessa passagem, o autor
do texto:
(
) critica o leitor.
(
) dá uma ordem ao leitor.
(
) busca conscientizar o leitor. X
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos
textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou
expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
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