terça-feira, 11 de abril de 2023

ATIVIDADES COM VERBOS - MODO INDICATIVO- 5° ANO

 

1- Complete as frases de acordo com o modelo.

A-   Eu  cuido  do meu cachorro.

B -  Tu             do teu material?

C - Ele             bem do seu carro?

D - Nós           do jardim diariamente.

E - Vós           do vosso cachorrinho diariamente, não é?

F - Eles           de seu irmãozinho diariamente.

2- Em todas as frases o verbo cuidar está no presente do indicativo. Tomando o verbo cuidar como modelo, conjugue o verbo achar no presente do indicativo.

Eu     acho

Tu     achas

Ele    acha

Nós   achamos

Vós   achais

Eles  acham

3- Conjugue o verbo mexer de acordo com o modelo:

Eu mexo   naquela gaveta, quando mamãe não está em casa.

Tu             em aparelhos elétricos mesmo sem conhecê-los?

Ele            a cabeça quando não consegue enxergar a lousa.

Nós           com aqueles meninos.

Vós           em objetos alheios?

Eles          comigo constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário