sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

SLOGAN - ANUNCIO PUBLICITÁRIO E ESTRUTURA - 7° ANO

Slogan

As campanhas publicitárias, em sua grande maioria, apresentam um slogan que tem por objetivo divulgar uma marca, linha de produtos ou ideia. A origem da palavra slogan (sluagh- gairm) é escocesa e tem sentido de “grito de guerra”. Quando se originou, essa palavra era utilizada para reunir os combatentes de determinado exército para a batalha. Nos dias atuais, no meio publicitário, o slogan é utilizado para chamar a atenção do consumidor para determinado produto ou marca.

  O slogan pode ser formado por frase verbal ou nominal clara e fácil de ser memorizada.

Estrutura do slogan

Chamada- Frase utilizada para atrair a atenção do leitor e despertar o interesse dele para o restante do anúncio.

Texto não verbal- Geralmente, serve para completar o sentido do texto verbal, contribuindo pata o efeito de sentido pretendido pelo autor.

Assinatura- Identificação de quem assina a peça, em outras palavras: O anunciante.

Slogan- Frase curta que tem o objetivo de fixar na memória do consumidor um produto, ideia ou marca.

Corpo do texto- É o desenvolvimento da ideia presente na chamada. Normalmente é constituído por frases curtas, objetivas em linguagem adequada ao público- alvo.

Atividade

Faça com os colegas de classe um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto.

Primeiramente, escolham a ideia e os objetivos que a envolvem:

  • Para que ela é importante?
  • Qual o público alvo envolvido?
  • Vale utilizar imagens?

Após respondida as perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato).

Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário