segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 8° ANO

Virei para ela e perguntei:  
 “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”. É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada! Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha? Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz. (Pedro Antônio Oliveira. “Gente é bicho e bicho é gente”.
 Diário da Tarde. Belo Horizonte. Acesso em: 16 out. 1999

1- Após a leitura do texto, pode-se concluir que o título indica que
a) bicho e gente são animais racionais.
b) bicho é superior a gente.
c) bicho e gente se confundem.   X
d) gente e bicho são seres diferentes.
e) gente é superior a bicho.

RELATO PESSOAL: O PRECONCEITO EXISTE
 Em março deste ano eu estava em uma loja procurando um presente para minha mãe, e carregava um caderno que ela havia comprado lá mesmo noutro dia. Ai chegou uma segurança e foi logo me acusando de roubo. Revistou minha bolsa e, como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juizado de Menores. Só quando minha mãe apareceu com o comprovante é que fui liberada. Eu fiquei muito nervosa, nuca tinha sido acusada de roubo, e nem sido xingada por ser negra. Foi a minha mãe quem fez me ver que isso era racismo. Ainda bem que nem todo mundo é assim, racista. Eu tenho orgulho de ser negra estou feliz com a cor que Deus me deu. Isabela Santos 14 anos, Salvador. Isabela e sua mãe moveram uma ação contra a empresa por racismo. A juíza Maria Santiago condenou a loja a pagar a Isabela um milhão de reais de indenização por danos morais.

2- O Relato Pessoal de Isabela Santos denuncia:
a) A necessidade de sempre carregar a nota fiscal dos produtos que você adquire, de modo que se possa comprovar a compra.
b) O preconceito racial vivenciado pela menina, que foi acusada de roubo por causa da cor de sua pele. X
c) O roubo do caderno efetuado pela menina, que aproveitou a ausência da mãe para se comportar de maneira indevida.
d) O perigo de andar desacompanhada dos pais, pois envolvimentos com a polícia são sempre possibilidade a ser considerada.
e) A importância das lojas sempre manterem uma segurança rígida e revistarem os clientes, para evitar roubos.

3- O depoimento de Isabela Santos se caracteriza como Relato Pessoal, pois 
a) Narra um acontecimento insignificante e que só interessa à família e aos amigos de Isabela.
b) Narra um acontecimento engraçado, pois houve um desentendimento causado pela simples falta de uma nota fiscal.
c) Narra um acontecimento significativo, pois mostra que uma boa segurança pode proteger sua loja de ladrões.
d) Narra um acontecimento raro, pois há poucas manifestações de preconceito racial no território brasileiro.
e) Narra um acontecimento significativo que interessa a todos que se preocupam em combater o preconceito no Brasil.  X

4. Qual das opções abaixo caracteriza o gênero Relato Pessoal?
a) Registro cotidiano e periódico das experiências e dos sentimentos do autor. Possui, portanto, um caráter confidencial.
b) Forma de comunicação escrita entre pessoas íntimas, normalmente amigos e familiares, separados por longas distâncias.
c) Texto de suporte oral ou escrito, conta episódios importantes e marcantes da vida do autor e que tenham relevância para a comunidade.  X
d) Texto em que se escreve sobre a vida de uma pessoa, contando a sua história e trajetória desde o nascimento.
e) Texto em que o autor narra histórias fictícias e fantásticas em que os protagonistas são inspirados em pessoas reais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário