Anúncio

domingo, 10 de abril de 2016

ATIVIDADES COM SUJEITO E PREDICADO - 7° ANO

Sujeito  e predicado
• Quem pratica a ação do verbo é chamado de SUJEITO.
• O computador está ligado.
• Marcos e Mario foram ao parque.
• Ontem de manhã, Dorian tomou um belo café.

Como achar o sujeito.
• Para encontrarmos o sujeito devemos seguir um “esquema”:
1. Encontrar o verbo; Naquele dia, os professores corrigiram as provas.
2. Perguntar ao verbo “ Quem corrigiram?” Naquele dia, os professores corrigiram as provas.
3. O sujeito então é : os professores.
Deus é perfeito!
A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida.
Pastavam vacas brancas e malhadas.
Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo.
 Os pais terminaram a reunião.

Predicado
 •É o que sabemos sobre o sujeito, ou seja, É TUDO QUE NÃO É SUJEITO em uma oração.
Deus é perfeito!
A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida.
Pastavam vacas brancas e malhadas.
 Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo.
 Os pais terminaram a reunião

Núcleo do sujeito
• É a palavra mais importante do sujeito.
Deus é perfeito! Núcleo: Deus
A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Núcleo: cegueira
Pastavam vacas brancas e malhadas. Núcleo: vacas
Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Núcleo: fome, desidratação.

Núcleo do predicado.
• A palavra mais importante do predicado...
Deus é perfeito! Núcleo: perfeito
 A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida. Núcleo: torturava
Pastavam vacas brancas e malhadas. Núcleo: pastavam
Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo. Núcleo: agravantes.
Exercícios sobre sujeito e predicado 
1) Separe o sujeito e o predicado de cada oração.
a. Os meninos 
estão na quadra.
b. O enxame 
| entrou na colmeia.
c. Algumas famílias
 | passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças
 | jogam bola no campinho.
e. A cidade 
| parece vazia hoje.
f. O sol 
desponta no horizonte.
g) Eles 
| saíram mais cedo da academia.
h. Nós 
| iremos ao cinema hoje à noite.

2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.

a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
R. Predicado = vão visitar uma exposição de artes. Locução verbal = vão visitar

b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
R. Predicado = saiu correndo pelas ruas. Locução verbal = saiu correndo

c. A festa vai ser muito animada.
R. Predicado = vai ser muito animada. Locução verbal = vai ser

d. Meus primos forma viajar ontem.
R. Predicado = foram viajar ontem. Locução verbal = foram viajar

e. O médico vai conversar com os pacientes.
R. Predicado = vai conversar com os pacientes. Locução verbal = vai conversar

f. O dia já está amanhecendo.
R. Predicado = já está amanhecendo. Locução verbal = está amanhecendo

3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.

a. 
Quatro 
pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus 
avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários
 times querem participar do campeonato.
d. Todos 
os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.  
f. Nossa 
banda vai tocar amanhã.
g. Seu 
computador está desligado?
h. 
chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses 
filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles 
carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma 
música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único 
candidato faltou ao debate.

5) Classifique os sujeitos das orações em simples ou composto.
a. Os meninos estão passeando de bicicleta.
R. Sujeito simples

b. Marcos e eu vamos ao cinema à tarde.
R. Sujeito composto

c. Meu pai e seu tio estão conversando na sala.
R. Sujeito composto

d. Os trabalhos dos alunos estão no armário.
R. Sujeito simples

e. As modelos estão prontas para o desfile.
R. Sujeito simples

f. Atores e cantores gravaram comercial.
R. Sujeito composto

g. Argentina e Brasil jogam amanhã.

R. Sujeito composto

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA TIPOS DE FRASES - 6° ANO

Frase 6° ano
 É todo enunciado de sentido completo, constituído por uma palavra ou um conjunto de palavras, capaz de estabelecer comunicação. 

  Inicia-se com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.

Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo, dá sentido a frase, para saber do que a pessoa está falando. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. 
Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:


Ela é uma menina estudiosa? (expressa um pedido de informação, está fazendo uma pergunta).
Ela é uma menina estudiosa!!! (expressa uma critica). 
Ela é uma menina estudiosa. (expressa uma declaração)

Os tipos de frases 
Interrogativa: Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [ ? ]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. 

Exemplos: 
1. Onde você vai almoçar hoje? 
2. Você já fez sua lição de casa? 
3. Quando você vai me levar ao cinema? 

Declarativa: Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [ . ]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. 

Exemplos: 
1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó. 
2. Já terminei toda a minha lição de casa. 
3. No final de semana nós iremos ao cinema. 

Imperativa: Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite

Exemplos: 
1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem) 
2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido) 

Exclamativa: Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação. 

Exemplos: 
1. Nossa que legal!! 
2. Oba, vamos ao cinema!! 
3. Não quero mais ver você na minha frente!! 

Frases nominais e verbais 
frase nominal é a frase que não tem verbos, constituída, portanto, apenas por nomes. 
Uma frase curta, incisiva que tanto pode expressar ações quanto apontar os elementos essenciais de um quadro numa descrição. 


Exemplos: 
Blusa da Bia. 
Menina feliz. 

As 
frases verbais são frases que possuem verbos

Exemplos: 
Corra até o carro. 
Pule bem alto! 
ATIVIDADES - TIPOS DE FRASES
Atividades da Gramática

1. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!! Isso não se faz.
b) Por favor! traga-me um copo com água.
c) Devolva meu brinquedo!
d) Quando você terá juízo?
e) Não vou brincar com a boneca.
f) Por que você não foi à escola?
g) Gosto de estudar.
h) Nossa! Que susto!

2. Informe se as frases abaixo são nominais ou verbais.

a) O menino e o Lobo.
b) Ele é um menino levado.
c) Consertei seu brinquedo.
d) Coitada daquela garota.
e) A menina arrancou a cabeça da boneca.
f) O velho e o mar.
g) Não fomos ao parque.
h) Por favor! Empreste-me seu livro.

3. Crie frases com as seguintes palavras.

a) escola          b) telefone          c) computador        d) livro

4) Das frases que você elaborou, no exercício anterior, quais são nominais e quais são verbais.

5) Coloque (FA) para as frases afirmativas e (FN) para as frases negativas.

a) (   ) Sempre gostei de estudar.
b) (   ) Eu tenho um blog na internet.
c) (   ) As meninas escrevem mais sobre sentimentos.
d) (   ) Não tenho outra caneta com esta cor.
e) (   ) Helena e Vitória não foram à escola.
f) (   ) Júnior é um garoto mimado.
g) (   ) Não jogarei futebol no domingo.