sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ATIVIDADES COM COLOCAÇÃO PRONOMINAL- ÊNCLISE - PRÓCLISE - MESÓCLISE - 9° ANO

Colocação pronominal
Próclise
→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos:
·         Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc.
Não me incomodo com esse tipo de barulho.
·         Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.
 me disseram que aqui não é um bom lugar.
·         Pronomes relativos: que, o qual, os quais.
A menina que me mostrou o jardim secreto é um amor.
→ Emprego da próclise:
·         Com partículas exclamativas e optativas.
Deus lhe abençoe!
·         Em sentenças interrogativas diretas e indiretas.
Quem lhe falou sobre o nosso segredo?
·         Em orações subordinadas desenvolvidas.
Pedi que lhe entregasse minhas atividades.
·         Orações coordenadas alternativas.
Ora me batia, ora me abraçava.
·         Orações com inversão sintática.
Clara me pareceu sua reflexão.
·         Gerúndio precedido da preposição em.
Em se tratando de direção preventiva, ele é uma negação.
·         Orações com verbo antecedido de pronome não pessoal.
·         Aqui se estuda.

Mesóclise
→ Emprego da mesóclise:
·         Verbo no tempo futuro do presente.
Os ovos de páscoa, comprá-los-ei ainda esta semana.
·         Verbo no tempo futuro do pretérito.
Não posso comprar aquele carro. Comprá-lo-ia se estivesse mais em conta.

Ênclise
Emprego da ênclise:
·         Em frases iniciadas por verbo.
Entregaram-me as provas amassadas.
·         Com o verbo no imperativo afirmativo.
Alunos, aquietem-se!
·         Com o verbo no gerúndio.
Deixando-nos, ela foi sem olhar para trás.
·         Com o verbo no infinitivo impessoal.
Começamos a interessar-nos por moedas antigas quando éramos crianças.

ATIVIDADES

1) Assinale a colocação inaceitável:
a) Maria Oliva convidou-o 
b) Se abre a porta da caleça por dentro   X
c) Situar-se-ia Orfeu numa gafieira?
d) D. Pedro II o convidou

2) O pronome pessoal oblíquo átono está bem colocado em um só dos períodos. Qual?
a) Isto me não diz respeito! Respondeu-me ele, afetadamente    X
b) Segundo deliberou-se na sessão, espero que todos apresentem-se na hora conveniente
c) Os conselhos que dão-nos os pais, levamo-los em conta mais tarde
d) Amanhã contar-lhe-ei por que peripécias consegui não envolver-me

3) Estas conservas são para nós __________ durante o inverno. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
a) alimentarmos- nos
b) alimentar- mo- nos
c) nos alimentarmos     X
d) nos alimentarmo- nos

4)  Assinale a frase com erro de colocação pronominal: 
a)  Tudo se acaba com a morte, menos a saudade 
b)  Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo  X
c)  João tem-se interessado por suas novas atividades 
d)  Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito

5 Assinale a frase com erro de colocação pronominal: 
a)  Tudo me era completamente indiferente 
b)  Ela  não me deixou concluir a frase 
c)  Este casamento não deve realizar-se 
d)  Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas   X


Nenhum comentário:

Postar um comentário