sexta-feira, 26 de agosto de 2016

ATIVIDADES COM FIGURAS DE LINGUAGEM- 9° ANO

1- “Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói e não se sente...” Nos versos destacou-se:
a- metonímia
b- metáfora  X
c- antítese
d- anáfora
e- comparação

2- Ocorre pleonasmos na seguinte alternativa:
a- Renatinho quebrou oi bico do bule.
b- Respeito-lhe os cabelos brancos.
c- Os formandos queremos fazer um churrasco.
d- Meus amigos, nunca me esquecerei deles.
e- O nome da filha, escolhi-o de um romance. X

3- Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases.
O – onomatopeia; S- sinestesia; A- antítese; C- comparação; CC – catacrese; E- eufemismo; M- metáfora; H- hipérbole; PP- prosopopeia; I- ironia; P- pleonasmo

A- O gato é preguiçoso como uma segunda-feira. ( c  )
B- Coitado do Durval: não foi feliz na prova. ( i  )
C- Gastei rios de dinheiro no meu curso de computação. ( h )
D- Os carros não andam, voam. (  h )
E- O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. ( pp )
F-  Meu verso é sangue ... Volúpia ardente. ( m )
G- O plim-plim da televisão dominava a todos. (  o)
H- No fim do túnel, o princípio de tudo. ( a )
I-  As pessoas vão e vêm, entram e saem. (  a)

4) Identifique a figura de linguagem existente nos textos:
a) “Sou faraó prazer minha mãe Sou faraó passeio pelo sol” ____________________________________ Metáfora
(Carlinhos Brown)
b) “Palmeiras se abraçam fortemente...” (Eduardo Dusek) ____________________________________ Personificação/prosopopéia
c) “Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te...” ____________________________________ Eufemismo
 (Camões)

5) Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:
a) O jardim olhava as crianças sem dizer nada. ______________________________ personificação
b) Meu pensamento é um rio subterrâneo. __________________________________ metáfora
c) Não tinha teto em que se abrigasse. _____________________________________ metonímia
d) Ele enriqueceu por meios ilícitos. ________________________________________ eufemismo
e) Estou morrendo de sede. ______________________________________________ hipérbole
f) O Amor queima como o fogo. __________________________________________ comparação
g) Lemos Machado de Assis por interesse. _________________________________  metonímia
h) O Sol amanheceu triste e escondido. ____________________________________ personificação
i) Você faltou com a verdade. ____________________________________________ eufemismo



2 comentários: