domingo, 4 de outubro de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO- EF67LP28 X) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes - 6° ANO

 Leia o quadrinho a seguir e responda as questões de números 1 e 2.
(Saresp)
Leia o quadrinho a seguir e responda as questões de números 1 e 2.

1. Essa história mostra que o que a Mônica disse no primeiro quadrinho
(A) está certo, porque ela é mais forte que os colegas.
(B) nem sempre acontece, porque ela tropeçou.
(C) está certo, porque ela venceu todos os cabos-de-guerra.
(D) nem sempre acontece, porque ela perdeu os dois cabos-de-guerra.

2. O humor do 2° e do 3° quadrinhos está no fato de a

(A) Magali ter sido capaz de superar a força da amiga ao ouvir falar em comida.
(B) Mônica ter saído voando quando a Magali a puxou com muita força.
(C) Mônica ter perdido o cabo-de-guerra pela primeira vez em sua vida.
(D) Magali ter conseguido ganhar o cabo-de-guerra com tanta facilidade.


 Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo.(Saresp)

 Luz em um mundo sob mudança

Saiba que tipo de lâmpada os australianos e canadenses não querem mais em suas casas

    Você sabia que as tradicionais lâmpadas incandescentes - aquelas com formato redondinho, como a que vemos na foto - podem não fazer parte do futuro do planeta? Pois é: neste ano, dois países - Austrália e Canadá - anunciaram que irão acabar com a venda desse tipo de produto em 2010 e 2012, respectivamente. A razão? A existência de um outro tipo de lâmpada que consome menos da metade da energia exigida pelas incandescentes. Estamos falando das lâmpadas fluorescentes.
  Em nações como a Austrália e o Canadá, em que a energia elétrica é gerada em grande parte pela queima de carvão em termoelétricas, a troca de uma lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico, um dos gases envolvidos com o aquecimento do planeta. No Brasil, por conta do racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora das compras. Uma boa escolha. Afinal, embora elas sejam mais caras à primeira vista - podem custar cinco vezes mais do que as incandescentes -, as lâmpadas fluorescentes duram dez vezes mais e podem representar, no final das contas, uma economia e tanto.
  Então, o que você acha de fazer uma inspeção na sua casa, ver se está em uso alguma lâmpada incandescente e incentivar seus pais a fazerem a troca por uma fluorescente o quanto antes? Com essa escolha, não só vocês, mas todo o planeta tem a ganhar! (FIGUEIRA, Mara. Luz em um mundo sob mudança. In Ciência Hoje para Crianças. Rio de Janeiro: agosto de 2007) 13.


3) O texto acima trata

(A) das razões pelas quais dois países suspenderão a venda de lâmpadas incandescentes.
(B) da vida das crianças em países desenvolvidos, como Canadá e Austrália.
(C) dos gases envolvidos no aquecimento do nosso planeta.
(D) do racionamento de energia vivido no Brasil até o ano de 2002.

4. Grande parte da energia elétrica consumida na Austrália e no Canadá é gerada com

(A) a força dos ventos nas usinas eólicas.
(B) a força das águas nas hidroelétricas.
(C) a queima do carvão nas termoelétricas.
(D) material radioativo nas termonucleares.

5. Os australianos e os canadenses estão preferindo as lâmpadas fluorescentes porque

(A) podem custar cinco vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
(B) consomem menos energia que as lâmpadas incandescentes.
(C) podem custar cinco vezes menos que as lâmpada incandescentes.
(D) podem durar mais tempo que as lâmpadas incandescentes.

6. O autor utilizou a foto que acompanha o texto para

(A) mostrar qual é a lâmpada fluorescente.
(B) explicar as desvantagens da lâmpada incandescente.
(C) explicar as vantagens da lâmpada fluorescente.
(D) mostrar qual é a lâmpada incandescente.

7. “No Brasil, por conta do racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora das compras”. O trecho acima se refere

(A) a um fato que deverá ocorrer.
(B) a uma dúvida dos consumidores.
(C) a uma opinião da autora em relação ao ocorrido.
(D) a um fato ocorrido no passado.

8. Pode-se afirmar que "a troca de uma lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico" porque

(A) a queima de carvão nas termoelétricas produz gás carbônico.
(B) a lâmpada fluorescente aquece menos que a incandescente.
(C) o gás carbônico é um dos responsáveis pelo aquecimento global.
(D) a lâmpada fluorescente é a melhor escolha na hora da compra. 


Gabarito

1) d  2)a  3)a   4)c   5)b   6)d   7)d   8)a
3- Identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura,
 tema / assunto, possível interlocutor / leitor.
4-Localizar no texto informações explícitas.
5- Estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto.
6- Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação,
 na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
7-Distinguir no texto um fato da opinião relativa a esse fato.
8-Inferir informação implícita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário