Leia o quadrinho a
seguir e responda as questões de números 1 e 2.
(Saresp)
Leia o quadrinho a seguir e responda as questões de
números 1 e 2.
1. Essa história mostra que o que a Mônica disse no
primeiro quadrinho
(A) está certo, porque ela é mais forte que os colegas.
(B) nem sempre acontece, porque ela tropeçou.
(C) está certo, porque ela venceu todos os
cabos-de-guerra.
(D) nem sempre acontece, porque ela perdeu os dois
cabos-de-guerra.
2. O humor do 2° e do 3° quadrinhos está no fato de a
(A) Magali ter sido capaz de superar a força da amiga ao
ouvir falar em comida.
(B) Mônica ter saído voando quando a Magali a puxou com
muita força.
(C) Mônica ter perdido o cabo-de-guerra pela primeira vez
em sua vida.
(D) Magali ter conseguido ganhar o cabo-de-guerra com
tanta facilidade.
Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo.(Saresp)

Luz em um mundo
sob mudança
Saiba que tipo de lâmpada os australianos e canadenses
não querem mais em suas casas
Em nações como a
Austrália e o Canadá, em que a energia elétrica é gerada em grande parte pela
queima de carvão em termoelétricas, a troca de uma
lâmpada por outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico, um dos
gases envolvidos com o aquecimento do planeta. No Brasil, por conta do
racionamento de energia que vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas
lâmpadas fluorescentes na hora das compras. Uma boa escolha. Afinal, embora
elas sejam mais caras à primeira vista - podem custar cinco vezes mais do que
as incandescentes -, as lâmpadas fluorescentes duram dez vezes mais e podem
representar, no final das contas, uma economia e tanto.
Então, o que você
acha de fazer uma inspeção na sua casa, ver se está em uso alguma lâmpada
incandescente e incentivar seus pais a fazerem a troca por uma fluorescente o
quanto antes? Com essa escolha, não só vocês, mas todo o planeta tem a ganhar! (FIGUEIRA, Mara. Luz em um mundo sob mudança. In Ciência
Hoje para Crianças. Rio de Janeiro: agosto de 2007) 13.
3) O texto acima
trata
(A) das razões
pelas quais dois países suspenderão a venda de lâmpadas incandescentes.
(B) da vida das crianças em países desenvolvidos, como
Canadá e Austrália.
(C) dos gases envolvidos no aquecimento do nosso planeta.
(D) do racionamento de energia vivido no Brasil até o ano
de 2002.
4. Grande parte da energia elétrica consumida na Austrália
e no Canadá é gerada com
(A) a força dos ventos nas usinas eólicas.
(B) a força das águas nas hidroelétricas.
(C) a queima do carvão nas termoelétricas.
(D) material radioativo nas termonucleares.
5. Os australianos e os canadenses estão preferindo as lâmpadas
fluorescentes porque
(A) podem custar cinco vezes mais que as lâmpadas
incandescentes.
(B) consomem menos energia que as lâmpadas
incandescentes.
(C) podem custar cinco vezes menos que as lâmpada
incandescentes.
(D) podem durar mais tempo que as lâmpadas
incandescentes.
6. O autor utilizou a foto que acompanha o texto para
(A) mostrar qual é a lâmpada fluorescente.
(B) explicar as desvantagens da lâmpada incandescente.
(C) explicar as vantagens da lâmpada fluorescente.
(D) mostrar qual é a lâmpada incandescente.
7. “No Brasil, por conta do racionamento de energia que
vigorou até 2002, muitas famílias optaram pelas lâmpadas fluorescentes na hora
das compras”. O trecho acima se refere
(A) a um fato que
deverá ocorrer.
(B) a uma dúvida dos consumidores.
(C) a uma opinião da autora em relação ao ocorrido.
(D) a um fato ocorrido no passado.
8. Pode-se afirmar que "a troca de uma lâmpada por
outra reduziria em larga escala a produção de gás carbônico" porque
(A) a queima de carvão nas termoelétricas produz gás
carbônico.
(B) a lâmpada
fluorescente aquece menos que a incandescente.
(C) o gás carbônico é um dos responsáveis pelo
aquecimento global.
(D) a lâmpada fluorescente é a melhor escolha na hora da
compra.
Gabarito
1) d 2)a 3)a 4)c 5)b 6)d 7)d 8)a
3- Identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura,
tema / assunto, possível interlocutor / leitor.
4-Localizar no texto informações explícitas.
5- Estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto.
6- Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação,
na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
7-Distinguir no texto um fato da opinião relativa a esse fato.
8-Inferir informação implícita.
3- Identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura,
tema / assunto, possível interlocutor / leitor.
4-Localizar no texto informações explícitas.
5- Estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto.
6- Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação,
na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
7-Distinguir no texto um fato da opinião relativa a esse fato.
8-Inferir informação implícita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário