INTERPRETANDO
OUTRAS LINGUAGENS – 6° ANO
(IN: Angela Lago. Cena de rua. Belo Horizonte, RHJ, 1994.
ATIVIDADES.
1 - Observe
a cena reproduzida, veja o nome do livro de que ela faz parte e responda as
perguntas abaixo:
A - O que a cena retrata?
B - Onde estão a senhora e o menino?
C - O que faz cada uma das personagens?
2 - A
expressão corporal e facial das personagens é fundamental para construção do
sentido do texto.
A - Observe os gestos, a postura, as expressões e procure
perceber as reações e sentimentos de cada personagem.
B - O que os objetos reproduzidos falam a respeito da
situação social da senhora e do menino?
3 -
O que mais o impressionou na cena retratada e como você acha que se sentem as
crianças diante de tanta desconfiança?
GABARITO
1) A- A reação de uma senhora à aproximação do garoto
vendendo frutas.
B - Provavelmente em um sinal fechado. A senhora dentro
de um carro e o garoto na rua.
C - O garoto bate no vidro para oferecer sua mercadoria e
a senhora encolhe- se temendo um roubo.
2) A - O menino parece demonstrar sua inocência, espanto,
e a senhora encolhe-se toda, protegendo a bolsa, com medo.
B - A senhora usa anéis, colar, brincos, sinais
exteriores de riqueza. O garoto é um vendedor ambulante, que precisa trabalhar
na rua para sobreviver.
3 - resposta pessoal. Comentários: é uma cena comum na
cidade grande. Situações assim levam os moradores a temerem qualquer criança ou
adolescente que deles se aproxime, mesmo que seja para vender chicletes, pedir
trocados ou oferecer-se para caprichar na flanela.
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