quarta-feira, 29 de julho de 2015

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO - -(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, 6°ANO

INTERPRETANDO OUTRAS LINGUAGENS – 6° ANO













(IN: Angela Lago. Cena de rua. Belo Horizonte, RHJ, 1994.

ATIVIDADES.

1 - Observe a cena reproduzida, veja o nome do livro de que ela faz parte e responda as perguntas abaixo:

A - O que a cena retrata?

B - Onde estão a senhora e o menino?

C - O que faz cada uma das personagens?

2 - A expressão corporal e facial das personagens é fundamental para construção do sentido do texto.

A - Observe os gestos, a postura, as expressões e procure perceber as reações e sentimentos de cada personagem.

B - O que os objetos reproduzidos falam a respeito da situação social da senhora e do menino?

3 - O que mais o impressionou na cena retratada e como você acha que se sentem as crianças diante de tanta desconfiança?









GABARITO

1) A- A reação de uma senhora à aproximação do garoto vendendo frutas.

B - Provavelmente em um sinal fechado. A senhora dentro de um carro e o garoto na rua.

C - O garoto bate no vidro para oferecer sua mercadoria e a senhora encolhe- se temendo um roubo.

2) A - O menino parece demonstrar sua inocência, espanto, e a senhora encolhe-se toda, protegendo a bolsa, com medo.

B - A senhora usa anéis, colar, brincos, sinais exteriores de riqueza. O garoto é um vendedor ambulante, que precisa trabalhar na rua para sobreviver.

3 - resposta pessoal. Comentários: é uma cena comum na cidade grande. Situações assim levam os moradores a temerem qualquer criança ou adolescente que deles se aproxime, mesmo que seja para vender chicletes, pedir trocados ou oferecer-se para caprichar na flanela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário