1- Identifique
os recursos estilísticos empregados no texto:
“Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”.
(Machado de Assis)
a) anáfora – antítese – silepse
b) metáfora – antítese – elipse
c) anástrofe – antítese- zeugma
d) pleonasmo – antítese – silepse
e) anástrofe – comparação – parábola.
R- “a”. Os recursos estilísticos
utilizados na frase são: silepse - concordância da forma verbal “temos”
com a ideia subentendida de “nós”, quando, na verdade, o sujeito é “os
modernos” (3ª pessoa); antítese - aproximação de duas ideias opostas, presentes
nas palavras “antigos” e “modernos”; anáfora - repetição da palavra “nem”
consecutivamente nas duas frases seguidas.
2- Observe
as expressões em destaque:
"Vi, claramente visto, o lumo vivo." (Luís de
Camões)
"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal." (Fernando Pessoa)
"E rir meu riso." (Vinícius de Moraes)
"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal." (Fernando Pessoa)
"E rir meu riso." (Vinícius de Moraes)
3- A figura de sintaxe, subdivisão das figuras de
linguagem, presente nas três frases é:
a) Elipse
b) Pleonasmo
c) Assíndeto
d) Polissíndeto
e) Anáfora.
R- “b”. O pleonasmo consiste na repetição de um termo ou ideia, com
as mesmas palavras ou não, para torná-los mais expressivos.
4- Identifique as figuras abaixo
utilizando os seguintes códigos:
1. Elipse
2. zeugma
3. pleonasmo
4. assíndeto
5. polissíndeto
6. anáfora
a) ( ) "E zumbia, e voava, e voava, e zumbia." ( Machado de Assis)
b) ( )"Homens que metem a carga nos porões!
Homens que enrolam cabos no convés!
Homens que limpam os metais das escotilhas!
Homens dos mastros!!" (Álvaro de Campos)
c) ( ) "A multidão sacerdotal bradava, uivava, cantava, arrojava-se pelo chão." (Eça de Queirós)
d) ( ) "Ele sempre viveu uma vida simples."
e) ( ) " Um trouxe cigarros, outro apenas seu pulmão."
f) ( ) " Sou a presa do homem que fui há vinte anos passados,
dos amores raros que tive." ( Murilo Mendes)
a 5, b 6, c 4, d3, e 2, f 1
1. Elipse
2. zeugma
3. pleonasmo
4. assíndeto
5. polissíndeto
6. anáfora
a) ( ) "E zumbia, e voava, e voava, e zumbia." ( Machado de Assis)
b) ( )"Homens que metem a carga nos porões!
Homens que enrolam cabos no convés!
Homens que limpam os metais das escotilhas!
Homens dos mastros!!" (Álvaro de Campos)
c) ( ) "A multidão sacerdotal bradava, uivava, cantava, arrojava-se pelo chão." (Eça de Queirós)
d) ( ) "Ele sempre viveu uma vida simples."
e) ( ) " Um trouxe cigarros, outro apenas seu pulmão."
f) ( ) " Sou a presa do homem que fui há vinte anos passados,
dos amores raros que tive." ( Murilo Mendes)
a 5, b 6, c 4, d3, e 2, f 1
5- Transcreva
do trecho do poema abaixo duas inversões e um pleonasmo.
Soneto de fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e
tanto
Que mesmo em face do maior
encanto
Dele se encante mais meu
pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu
canto
E rir meu riso e derramar meu
pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
VINICIUS DE MORAES. In: Livro de sonetos. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009. (Fragmento.)
R- Inversões: De tudo ao meu amor serei atento antes -
Serei atento ao meu amor antes de tudo.
Que mesmo
em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento - Que meu
pensamento se encante dele mesmo em face do maior encanto.
E em seu
louvor hei de espalhar meu canto / E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao
seu pesar ou seu contentamento - E hei de espalhar meu canto e rir meu riso e
derramar meu pranto em seu louvor ao seu pesar ou contentamento.
Pleonasmo: rir meu riso.
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