O que é um texto?
1º- os
textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais;
2º- os
textos não são simples amontoados de palavras ou frases, ou seja, eles precisam
fazer sentido.
Contexto
O
contexto pode ser explícito, quando é expresso por palavras (o
texto em que se encontra a frase ou a frase em que se encontra a palavra), ou implícito,
quando está embutido na situação em que o texto é produzido.
Conhecimento
de mundo
Ao longo de sua vida, o leitor adquire conhecimentos utilizados durante a leitura dos textos. O leitor constrói o sentido do texto quando articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e convívio em sociedade.
Ao longo de sua vida, o leitor adquire conhecimentos utilizados durante a leitura dos textos. O leitor constrói o sentido do texto quando articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e convívio em sociedade.
Textos
verbais e visuais
Há textos que não contam com o auxílio da palavra, seja ela escrita ou oral. É o caso, por exemplo, da fotografia e da pintura. Dizemos, então, que há textos verbais e visuais. Há ainda textos que utilizam os dois recursos, como os filmes, que usam imagens, diálogos e legendas.
Há textos que não contam com o auxílio da palavra, seja ela escrita ou oral. É o caso, por exemplo, da fotografia e da pintura. Dizemos, então, que há textos verbais e visuais. Há ainda textos que utilizam os dois recursos, como os filmes, que usam imagens, diálogos e legendas.
Então, chegamos a conceito de texto mais ampliado e
consistente: todo enunciado que faz sentido para um determinado grupo em uma
determinada situação.
Hipertexto
O termo hipertexto foi criado por
Theodore Nelson, na década de 1960, para denominar a forma de escrita e de
leitura não linear na informática. O hipertexto se assemelha à forma como
o cérebro humano processa o conhecimento: fazendo relações,acessando informações
diversas, construindo ligações entre fatos, imagens, sons, enfim, produzindo
uma teia de conhecimentos.
No hipertexto, o leitor passa a ter uma participação mais ativa,pois
ele pode seguir caminhos variados dentro do texto,selecionando pontos que o
levam a outros textos ou outras mídias para complementar o sentido de sua
leitura. O leitor torna-se, assim, um coautor do texto, pois constrói tramas
paralelas de acordo com seu interesse.
Estrutura do hipertexto (Foto: Colégio Qi)
No entanto, o hipertexto não está somente na internet. Um livro de
formato tradicional também pode ter sua estrutura interna em forma de
hipertexto. Um livro de contos, por exemplo, pode ser lido sem seguir a ordem
em que os contos foram organizados. As enciclopédias e os dicionários também
apresentam estrutura hipertextual, já que indicam outros verbetes que
complementam a consulta do leitor. E ainda há livros em que o autor coloca nas
margens informações complementares ao texto principal, buscando o formato
hipertextual.
Estamos rodeados por hipertextos dentro
e fora da internet. O hipertexto permite a interatividade e a livre escolha
para começar a leitura por qualquer um dos textos que compõem a teia. O leitor
é quem decide por quais passará, percebendo novos caminhos, ampliando os
limites da leitura.
ATIVIDADES
TOCANDO EM FRENTE
(Almir
Sater / Renato Teixeira)
Ando devagar porque
já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.
1- Assinale mais de uma alternativa que esteja
de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas. X
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso. X
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo. X
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas. X
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso. X
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo. X
A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam
convergir. X
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a
participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de
autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita.
Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o
desenvolvimento de trabalhos coletivamente,o estabelecimento da comunicação e
a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos
eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não
deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto
pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o
texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são
praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos
na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o
texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na
cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.Porto Alegre: Artmed, 2002
3- Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de
comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a
hipertextualidade configura-se como um (a)
a) elemento originário dos textos eletrônicos.
b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.
c) novo modo de leitura e de organização da escrita. X
d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil
definido.
e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do
texto.
4- Sobre o hipertexto, é INCORRETO afirmar:
a) Tipo de texto maior que somente pode ser encontrado na internet.
Desde sua criação, na década de 60, já estava previsto que o hipertexto se
desenvolveria em um tipo de texto eletrônico criado através de uma tecnologia
radicalmente nova.
X
b) O termo hipertexto foi
criado na década de 60 pelo filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da
Informação, Ted Nelson. Nos primórdios da informática, Nelson já vislumbrava os
textos eletrônicos disponíveis em suportes inteligentes e interativos.
c) O hipertexto é uma forma organizacional encontrada também no papel,
embora seja cada vez mais comum relacioná-lo com os textos virtuais. É, sobretudo,
um tipo de intertextualidade que está relacionado com a evolução dos modos de
leitura e organização da escrita.
d) O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros
elementos textuais acessíveis através de links e hiperlinks, que permitem ao
usuário criar um processo de leitura não linear e não hierarquizada.
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